Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
Resumo
As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. É percebido que as HVE têm relevância no contexto da Educação Matemática, entretanto há poucos estudos que as relacionam aos Livros Didáticos (LD). Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como os exercícios presentes em LD de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental requerem HVE para serem solucionados. Dessa forma, delimitou-se o objeto de estudo às tarefas de Geometria Espacial dos cinco livros mais vendidos e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020, e categorizaram-se as ações de visualização necessárias na resolução de cada tarefa. A partir das análises, percebe-se que os exercícios analisados priorizam o cálculo de áreas e volumes em detrimento das HVE, entretanto, ainda há a possibilidade de articulá-las em algumas atividades
Palavras-chave
Habilidades de Visualização Espacial; tarefas; livros didáticos; Ensino Fundamental.
Texto completo:
PDFReferências
ABRAHAMSON, D. et al. Coordinating visualizations of polysemous action: Values added for grounding proportion. ZDM, v. 46, n. 1, p. 79-93, 2014.
ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, n. 52, p. 215-241, 2003.
BETTIN, A. D. H.; LEIVAS, J. C. P., MATHIAS, C. V. Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 36, p. 114-127, 2020.
BLANCO, T. F., DIEGO-MANTECÓN, J. M., SEQUEIROS, P. G. Procesos de Visualización en una Tarea de Generación y Representación de Cuerpos de Revolución. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 768-789, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: . Acesso em 25 jul. 2022.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 108p, 2014.
BUCKLEY, J., SEERY, N., CANTY, D. A heuristic framework of spatial ability: A review and synthesis of spatial factor literature to support its translation into STEM education. Educational Psychology Review, v. 30, n. 3, p. 947-972, 2018.
COHEN, C. A., HEGARTY, M. Spatial visualization training using interactive animation. In: Conference on Research and Training in Spatial Intelligence. Sponsored by National Science Foundation, Evanston, IL. 2008.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DANTE, L. R. Teláris matemática, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 3ª edição: São Paulo, Editora Ática, 2018.
DEL GRANDE, J. J. Percepção espacial e geometria primária. In: LINDQUIST, M. M., SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria. Editora Atual, São Paulo, p. 156-167, 1994.
GAY, M. R. G., SILVA, W. R. Araribá mais: matemática, 9º ano. Matemática, 1ª edição: São Paulo, Moderna, 2018.
GIAQUINTO, M. et al. Visual thinking in mathematics. Oxford University Press, 2007.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. Grupo GEN, 2017.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R., CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª edição: São Paulo, Editora FTD, 2018.
GONZATO, M.; FERNÁNDEZ, M.; DÍAZ, J. J. Tareas para el desarrollo de habilidades de visualización y orientación espacial. NÚMEROS. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 77, p. 99-117, 2011.
GORGORIÓ, N. Exploring the functionality of visual and non-visual strategies in solving rotation problems. Educational Studies in Mathematics, v. 35, n. 3, p. 207-231, 1998.
GUILLÉN, G., GONZÁLEZ, E., GARCÍA, M.A. Criterios específicos para analizar la geometría en libros de texto para la enseñanza primaria y secundaria obligatoria. Análisis desde los cuerpos de revolución. In: GONZÁLEZ, M. J., GONZÁLEZ, M. T., MURILLO, J. (Eds.). Investigación en educación matemática XIII. Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM, p. 247-258, 2009.
GUTIERREZ, A. Visualization in 3-Dimensional Geometry: In: Search of a Framework. University of Valence, Spain, 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2022.
HANNA, G., SIDOLI, N. Visualization and proof: a brief survey of philosophical perspectives. ZDM, v. 39, n. 1-2, p. 73-78, 2007.
HÖFFLER, T. N., LEUTNER, D. Instructional animation versus static pictures: A meta-analysis. Learning and instruction, v. 17, n. 6, p. 722-738, 2007.
IEZZI, G., DOLCE, O., MACHADO, A. Matemática e realidade, 9º ano. 9ª edição: São Paulo, Atual Editora, 2018.
KALI, Y., ORION, N. Spatial abilities of high?school students in the perception of geologic structures. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 33, n. 4, p. 369-391, 1996.
KLUPPEL, G. T. Reflexões sobre o ensino da Geometria em livros didáticos a luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.
LAPPAN, G., PHILLIPS, E. A., WINTER, M. J. Activities: Spatial Visualization. The Mathematics Teacher, v. 77, n. 8, p. 618-623, 1984.
LEIVAS, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza da possibilidade da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.
LOWRIE, T., LOGAN, T., RAMFUL, A. Visuospatial training improves elementary students’ mathematics performance. British Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 2, p. 170-186, 2017.
MAIER, P. H. Spatial geometry and spatial ability–How to make solid geometry solid. In: Selected papers from the Annual Conference of Didactics of Mathematics. p. 63-75. 1996.
MATHIAS, C. V., SIMAS, F. L. B. Tarefas de Visualização em Exercícios de Geometria Espacial. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, n. 22, 2021.
PITTALIS, M.; CHRISTOU, C. Types of reasoning in 3D geometry thinking and their relation with spatial ability. Educational Studies in mathematics, v. 75, n. 2, p. 191-212, 2010.
PRESMEG, N. Contemplating visualization as an epistemological learning tool in mathematics. ZDM, v. 46, n. 1, p. 151-157, 2014.
ROCHFORD, K. Spatial learning disabilities and underachievement among university anatomy students. Medical education, v. 19, n. 1, p. 13-26, 1985.
SILVA, D. V., JOLY, M. C. R. A., PRIETO, G. Relação entre habilidades espaciais e desempenho no ensino médio. Revista Polis e Psique, v. 1, n. 1, p. 61, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14910
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.