Mobilização de ideias-base de função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva
Resumo
Considerando que a formalização do conceito de Função é feita no 9° ano do Ensino Fundamental, a investigação que é em parte relatada neste texto, objetivou identificar as possibilidades e dificuldades da implementação em uma perspectiva inclusiva, de um conjunto de oito situações-problema, envolvendo ideias-base de Função e elaboradas de forma a legitimar as diferenças dos estudantes autistas, para a mobilização e consolidação dessas ideias pelos estudantes de uma turma do 8º ano. A pesquisa, de característica qualitativa e sustentada na Teoria dos Campos Conceituais, constatou que as ideias-base de variável, dependência e regularidade, foram mobilizadas por todos os participantes, enquanto houve dificuldades com a generalização, apontando para a necessidade da retomada desses conceitos antes da formalização do conceito de função.
Palavras-chave
Educação Matemática; Teoria dos Campos Conceituais; Inclusão; Autismo.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14919
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