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Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos

Frederico da Rosa Blank, Daniela Stevanin Hoffmann, Andrea Morgado, Valeska dos Santos Gouvea, Aiana Silveira Bilhalva

Resumo

O presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo.


Palavras-chave

Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15180

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