Perguntas de professores em aulas de Matemática e a participação verbal de estudantes
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo compreender de que maneira as perguntas feitas por professores em aulas de Matemática requerem a participação verbal dos estudantes. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de observações. Participaram da pesquisa dois professores de Matemática do Ensino Fundamental II, com perfis distintos em relação às práticas pedagógicas adotadas. A análise dos dados indica que a comunicação estabelecida por meio das perguntas promovidas pelos docentes em aulas de Matemática foram o padrão sanduíche; o padrão jogo-de-perguntas; e a falta de participação verbal. Ao analisar a relação entre as perguntas dos professores e a participação verbal dos alunos, percebeu-se que a comunicação estabelecida na sala de aula está totalmente condicionada ao ambiente de aprendizagem adotado
Palavras-chave
comunicação; perguntas; respostas; participação verbal; interação.
Texto completo:
PDFReferências
ALRØ, Helle, SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Tradução Orlando de A. Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Dordrecht: Kluwer Acdemic, 2002.
ARRIGO, Viviane et al. Análise das interações verbais professor-aluno: implicações para a construção de um discurso reflexivo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 32, p. 48-60, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5828. Acesso em: 23 jan. 2023.
BAO, Dat; THANH-MY, Nguyen. How silence facilitates verbal participation. English Language Teaching Educational Journal, Indonesia, v. 3, n. 3, p. 188-197,14 dez. 2020.
BIOTTO FILHO, Denival; FAUSTINO, Ana Carolina; MOURA, Amanda Queiroz. Cenários para investigação, imaginação e ação. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 12, n. 6, p. 64-80, 2017.
BRAIT, Beth. O processo interacional. In: PRETI, Dino. (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas: FFLCH/USP, 2001.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DALVI, Silvana Cocco; REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de; LORENZONI, Luciano Lessa. Uma possível aproximação da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e os registros de representação semiótica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 119-134, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7471. Acesso em: 09 mar. 2023.
DIAS, Paulo. Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências. Revista da Uiips, Lisboa, v. 2, n. 2, p. 397-427, 2014. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9624. Acesso em: 23 jan. 2023.
FANIZZI, Sueli. A interação nas aulas de matemática: um estudo sobre aspectos constitutivos do processo interativo e suas implicações na aprendizagem. 2008. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082008-142903/publico/DissertacaoSueliFanizzi.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
FARSANI, Danyal; RODRIGUES, Jackeline. Proxêmica e comunicação não verbal na interação em sala de aula. Psicologia Escolar e Educacional: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), São Paulo, v. 25, p. 1-9, 11 abr. 2020.
MENEZES, Luís et al. Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In: PONTE, João Pedro da. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. P. 15-42. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/32308/1/P3M_Menezes_Frerreira_Martinho_Guerreiro.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.
MENEZES, Luís; NACARATO, Adair Mendes. Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Quadrante, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 1-5, 29 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.19/6491. Acesso em: 13 dez. 2022.
MERTINS, Simone; RAMOS, Maurivan Güntzel. As perguntas em sala de aula: percepções de estudantes de Ensino Fundamental e Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Atas... Natal: Enpec, 2019. p. 01-06. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/19973. Acesso em: 16 jan. 2023.
MILANI, Raquel. O processo de aprender a dialogar por futuros professores de matemática com seus alunos no estágio supervisionado. 2015. 239 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2015.
MILANI, Raquel. O diálogo e a ação de perguntar na educação matemática. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2012, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Sesamat, 2012. p. 224-235.
MILANI, Raquel et al. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 12, p. 221-245, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6078. Acesso em: 2 fev. 2023.
PONTES, Jailson Lourenço de; BARBOSA, Estrela Ferreira Daiana; BARBOZA, Pedro Lucio. Compreensão do discurso do professor pelo aluno do ensino médio na sala de aula de matemática. Research, Society and Development, Itajubá, v. 8, n. 3, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560662194030. Acesso em: 16 fev. 2023.
POWELL, Arthur B.; SILVA, Wellerson Quintaneiro da. O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: investigando pensamentos matemáticos de alunos. In: POWELL, Artur B. et al. (Org.). Métodos de pesquisa em educação matemática. Campinas: Mercado Letras, 2015. p. 15-60. (Coleção Educação Matemática).
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu. Linguagem matemática e comunicação: um enfoque interdisciplinar. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 6, p. 81-92, jun. 2010. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1705. Acesso em: 29 maio 2023.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
SOUZA, Fábio Luiz de; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Interações Verbais e cognitivas em aulas de Química contextualizadas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 95-119, mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15221
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.