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Interface entre Modelagem Matemática e trilhas matemáticas ao ar livre: um olhar para produções sobre esta temática

Elida Maiara Velozo de Castro, Janecler Aparecida Amorin Colombo, Edineia Zarpelon

Resumo

Neste estudo temos como objetivo investigar diferentes dimensões da interface entre modelagem matemática e trilhas matemáticas, mediadas pelo sistema MathCityMap, por meio de um mapeamento sistemático de literatura. Para tanto, analisamos produções de 2013 a 2024 tendo como base três fontes: o banco de teses e dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a plataforma de pesquisa Google Acadêmico e os livros do The International Community of Teachers of Modelling and Applications (ICTMA). A partir de uma busca inicial, encontramos dezenove trabalhos que aprofundam discussões sobre Modelagem matemática e trilhas matemáticas mediadas pelo MathCityMap. Assim, o mapeamento e a discussão da produção selecionada nos possibilitaram identificar quatro dimensões, da interface entre Modelagem Matemática e trilhas matemáticas, tais sejam: problema com referência na realidade, uso de tecnologia, ações requeridas e participação dos alunos. Nesta interface, a conexão entre matemática e mundo real foi o fator substancialmente de destaque em todos os trabalhos analisados, assim como o fato de a tarefa ser orientada por um problema e de que as etapas do ciclo de Modelagem podem subsidiar o (bom) desenvolvimento das tarefas de trilhas matemáticas. Além disso, constatamos a aprendizagem autônoma no trabalho em grupo, evidenciando o papel protagonista do aluno ao resolver as tarefas tanto em Modelagem Matemática quanto nas trilhas.


Palavras-chave

modelagem matemática; trilhas matemáticas; mapeamento sistemático de literatura; mathcitymap


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15888

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