Interface entre Modelagem Matemática e trilhas matemáticas ao ar livre: um olhar para produções sobre esta temática
Resumo
Neste estudo temos como objetivo investigar diferentes dimensões da interface entre modelagem matemática e trilhas matemáticas, mediadas pelo sistema MathCityMap, por meio de um mapeamento sistemático de literatura. Para tanto, analisamos produções de 2013 a 2024 tendo como base três fontes: o banco de teses e dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a plataforma de pesquisa Google Acadêmico e os livros do The International Community of Teachers of Modelling and Applications (ICTMA). A partir de uma busca inicial, encontramos dezenove trabalhos que aprofundam discussões sobre Modelagem matemática e trilhas matemáticas mediadas pelo MathCityMap. Assim, o mapeamento e a discussão da produção selecionada nos possibilitaram identificar quatro dimensões, da interface entre Modelagem Matemática e trilhas matemáticas, tais sejam: problema com referência na realidade, uso de tecnologia, ações requeridas e participação dos alunos. Nesta interface, a conexão entre matemática e mundo real foi o fator substancialmente de destaque em todos os trabalhos analisados, assim como o fato de a tarefa ser orientada por um problema e de que as etapas do ciclo de Modelagem podem subsidiar o (bom) desenvolvimento das tarefas de trilhas matemáticas. Além disso, constatamos a aprendizagem autônoma no trabalho em grupo, evidenciando o papel protagonista do aluno ao resolver as tarefas tanto em Modelagem Matemática quanto nas trilhas.
Palavras-chave
modelagem matemática; trilhas matemáticas; mapeamento sistemático de literatura; mathcitymap
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PDFReferências
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