Cabeçalho da página

Tecnologias digitais e modelagem matemática: interlocuções e possibilidades

Lourdes Maria Werle de Almeida, Jeferson Takeo Padoan Seki, Elida Mayara Velozo de Castro

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação relativa a implicações do uso de tecnologias digitais na configuração de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico é referente à tecnologia digital e sua relação com a modelagem. Atividades de modelagem realizadas por estudantes em dois contextos educacionais são analisadas. O movimento analítico tem natureza descritiva e interpretativa, seguindo pressupostos da pesquisa qualitativa. Considerando as metáforas de Vince Geiger relativas à tecnologia na matemática, dois usos distintos são identificados. Em uma atividade a tecnologia atua como parceira e as ações dos estudantes dependem do uso de ferramentas tecnológicas. Na outra eles incorporam o conhecimento tecnológico como parte estendida de seu repertório matemático, sendo a tecnologia integrada ao desenvolvimento da atividade de tal forma que ele só se torna possível mediante essa integração.


Palavras-chave

tecnologia digital; educação matemática; modelagem matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. M. W.; KOWALEK, R. M. O que se Entende por Validação em Atividades de Modelagem Matemática? Alexandria, v. 17, p. 1-24, 2024.

ALMEIDA, L. M. W. de; KOWALEK, R. M. O processo de validação em atividades de modelagem matemática: em busca de um framework. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 313–338, 2024a.

ALMEIDA, L. M. W. Uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. VIDYA, v. 42, n, 2, p. 121–145, 2022.

ALMEIDA, L. M. W. Considerations on the use of mathematics in modeling activities. ZDM, v. 50, n. 1, p. 19-30, 2018.

ALMEIDA, L. M. W.; CASTRO, E. M. V.; SILVA, M. H. S. Recursos semióticos em atividades de modelagem matemática e o contexto on-line. Alexandria, v.14, n 2, p.383-406, 2021.

ALMEIDA, L. M. W.; GOULART, T. C. K. Recursos Semióticos em Atividades de Modelagem Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 13, n 3, p.286–297, 2021.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação Matemática: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. Ed. Lisboa: Porto Editora, 2007.

BORBA, M. C.; CHIARI, A. S.; ALMEIDA, H. R. F. L. Interactions in virtual learning environments: new roles for digital technology. Educational Studies in Mathematics, v. 98, n.3, p. 269-286, 2018.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. Vol. 39. Springer Science & Business Media, 2006.

BRAY, A.; TANGNEY, B. Technology usage in mathematics education research–A systematic review of recent trends. Computers & Education, v. 114, p. 255-273, 2017.

CZOCHER, J. A. Toward a description of how engineering students think mathematically. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - The Ohio State University, Ohio, 2013.

CZOCHER, J. A. How does validating activity contribute to the modeling process? Educational Studies in Mathematics, V. 99, P. 137-159, 2018.

DINIZ, L. N.; BORBA, M. de C. Leitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimento. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v, 26, n. 42, p. 935-962, 2012.

DRIJVERS, P. Digital tools in Dutch mathematics education: A dialectic relationship. In National Reflections on the Netherlands Didactics of Mathematics. Cham, Switzerland: Springer, 2020. p. 177-195.

ENGELBRECHT, J. LLINARES, S; BORBA, M. C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM, v.52, p. 825–841, 2020. https://doi.org/10.1007/s11858-020-01176-4.

GALBRAITH, P.; FISHER, D. Technology and mathematical modelling: addressing challenges, opening doors. Quadrante, v. 30, n. 1, p. 198-218, 2021.

GEIGER, V. Master, servant, partner and extension of self: A finer grained view of this taxonomy. In: Building Connections, Theory, Research and Practice: Proceedings of the 28th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. Mathematics Education Research Group of Australasia, 2005, p. 369-376.

GOULART, T. C. K.; ALMEIDA, L. M. W. A tecnologia digital em atividades de modelagem matemática: um olhar para os recursos semióticos, Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 262-284, 2020.

GREEFRATH, G. Using Technologies: New Possibilities of Teaching and Learning Modelling – Overview. In: Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling (ICTMA 14). Hamburgo: KAISER, G.; BLUM, W.; FERRI, R. B.; STILLMAN, G. (Ed.), 2011. p. 301–304.

GREEFRATH, G.; SILLER, H. S. Modelling and simulation with the help of digital tools. In: Mathematical modelling and applications. Cham, Switzerland: Springer, 2017. p. 529-539.

GREEFRATH, G.; HERTLEIF, C.; SILLER, H. S. Mathematical modelling with digital tools—a quantitative study on mathematising with dynamic geometry software. ZDM, v. 50, n. 1, p. 233-244, 2018.

HOYLES, C. Transforming the mathematical practices of learners and teachers through digital technology. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 209-228, 2018.

MARTENS, A. S.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática e a sala de aula: um olhar a partir dos professores participantes de formação continuada. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.19, n. 43, p. 94-106, 2023.

MOLINA TORO, J. F.; RENDÓN-MESA, P. A.; VILLA-OCHOA, J. Research trends in digital technologies and modeling in mathematics education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 15, n. 8, p. 1-13, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15900

Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License