Unidades Básicas de Problematização como método ativo no ensino de cálculo de área em uma pesquisa de campo
Resumo
Apresentamos neste ensaio, um estudo que foi realizado em uma escola pública municipal denominada Eunice Moreira dos Santos, localizada no Município de Parauapebas, Pará, Brasil. O objeto de investigação trata-se de construções físicas que constituem a Praça da Bíblia, cuja finalidade foi em problematizar formas e medidas geométricas para o ensino de geometria plana. Para isso, inspiramos nas Unidades Básicas de Problematização (UBPs), como um Método Ativo para o Ensino de Matemática. A operacionalização ocorreu através de uma pesquisa de campo com uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental com problematizações de questões matemáticas envolvendo cálculo de área. Os resultados apontaram a possibilidade real de ensinar cálculo de área, por meio de construções físicas, concebendo a Matemática como uma ciência atrelada aos fenômenos físicos e imaginários do contexto social do ser humano. Portanto, potencializou inúmeros habilidades dos alunos, dentre as quais destacamos, a autonomia, a curiosidade, a criatividade, o desejo pelo apreender Matemática, o protagonismo e o domínio de conceitos e cálculos matemáticos.
Palavras-chave
Unidades Básicas de Problematização; Geometria plana; Ensino de cálculo de área.
Texto completo:
PDFReferências
CANÁRIO, R. A Escola Tem Futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
COIMBRA, Maria de Nazaré Castro Trigo; MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira. O estudo de caso como abordagem metodológica no Ensino Superior. Revista Estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, dez., 2013.
MIGUEL, A.; MENDES, I. A. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education (2010) 42:381-392.
MORAES, J. V.; CASTELLAR, S. M. V. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 17, n 2, 2018.
MOTA, Ana Rita; ROSA, Cleci T. Werner da. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, ag., 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp.57-76. 1996
SILVA, Lourdes Helena. A pedagogia da alternância na educação do campo: velhas questões, novas perspectivas de estudos. Revista Científica, n. 36, abr., 2015.
VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista Pedagogia Médica, v. 1, n. 1, set., 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15944
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.