Aprendizagem Tecnológica Ativa no ensino de química no contexto do ensino médio
Resumo
Neste artigo, é realizada uma análise com ênfase na identificação de publicações e na exploração as implicações que ocorrem nos processos de ensino e aprendizagem, de propostas pedagógicas fundamentadas nos pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), no Ensino de Química aplicada ao contexto do Ensino Médio. De natureza qualitativa, essa pesquisa foi delineada sob o método de Revisão Sistemática de Literatura, na qual os estudos selecionados para compor o repositório final foram submetidos à análise detalhada dos fenômenos observados, além dos padrões e significados neles delineados. Os resultados forneceram evidências subjacentes ao Papel Docente e Protagonismo dos Estudantes no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais em conjunto com as Metodologias Ativas no Ensino de Química do ensino médio. Além disso, apontaram desafios relacionados à infraestrutura e ao planejamento de atividades adaptadas e personalizadas para implementação de práticas ancoradas na ATA. É relevante, portanto, coordenar esforços colaborativos e destinar recursos substanciais para iniciativas de desenvolvimento profissional e políticas educacionais eficazes que vislumbram a ATA como modelo teórico para elaboração de propostas inovadoras.
Palavras-chave
aprendizagem tecnológica ativa; ensino de química; ensino médio; revisão sistemática de literatura.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15966
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