Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de natureza bibliográfica cujo objetivo é elaborar um estado do conhecimento, no campo da Formação de professores que ensinam Matemática (PEM), em produções no período de 2012-2022. A fonte de dados da pesquisa foram os repositórios dos Programas de Pós-Graduação da Região Norte do Brasil. A metodologia foi do tipo Estado do Conhecimento e a técnica de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin, de um total de 94 produções. Os resultados apontam, que no período pesquisado houveram pelo menos 2 pesquisas publicadas, por ano, que se encaixavam nos critérios exigidos pela investigação. Com relação a metodologia, a maior parte dos trabalhos se caracterizam como qualitativos e quanto ao tipo de pesquisa, a maioria utilizou o Estudo de caso. No que diz respeito as tendências temáticas, os autores procuraram estudar mais a Formação Inicial.
Palavras-chave
educação matemática; pós-graduação; região Norte
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, A. S. de.; GONÇALVES, T. O. Estado do conhecimento sobre o formador de professor que Matemática em teses e dissertações (2010-2019). Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Es. Mat., p. 01-27, jan./dez., 2022
ANDRÉ, M. E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Form. Doc., Belo Horizonte, MG, v. 01, n. 01, p. 41-56., 2009.
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.
ANDRÉ, M. et. al. Estado da Arte da Formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 301-309, 1999.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CECCO, B. L.; BERNARDI, L. T. M. dos S.; DELIZOICOV, N. C. Formação de professores que ensinam Matemática: um olhar sobre as redes sociais e intelectuais do BOLEMA, Bolema, Rio Claro, Sp, v. 31, n. 59, p. 1101-1122, 2017.
CRECCI, V. M.; NACARATO, A. M.; FIOTENRINI, D. Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina Matemática. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 1-6, 2017,
FIORENTINI, D. et al. O professor que ensina Matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, Sp: FE/UNICAMP, 2016. p. 17-41.
FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-graduação. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 1994.
GATTI, B. A.; Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
GONÇALVES, T. O.; SILVA, I. M. da. Mapeamento de pesquisas da Região Norte sobre o professor que ensina Matemática: principais tendências. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, Sp: FE/UNICAMP, 2016. p. 293-316.
GRANDO R. C.; NACARATO, A. M. Perspectivas para a formação de professores que ensinam Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Ens. Mat., p. 01-09, 2022.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, n. 2, v. 5, p. 154-164, 2014
PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v. 15, n. 1, p. 193-219, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15992
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.