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Análise do conceito de força gravitacional nos Principia e a sua transposição didática do Saber Sábio ao Saber a Ensinar nos livros de Ciências da Natureza do PNLD 2021

Gabriel Luiz Nalon Macedo, Luciano Carvalhais Gomes

Resumo

Esta pesquisa, oriunda de uma dissertação de mestrado, teve como objetivo analisar os Principia de Newton, para compreender como o autor apresenta o seu conceito de força gravitacional e, depois, verificar como ocorre a transposição didática desse conceito nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio, que são adotados pelos colégios públicos, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. A partir da análise dos Principia, fundamentada na Análise de Conteúdo de Bardin, concluiu-se que essa força é centrípeta, atrativa, proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância, sendo universal e responsável pela órbita dos corpos celestes. Na análise dos livros didáticos, sob à luz da Teoria da Transposição Didática, constatou-se que, embora atendam aspectos como operacionalidade e consensualidade, os livros carecem de vigilância epistemológica, desvinculando o saber do contexto histórico e epistemológico. Isso aponta a necessidade de reduzir o distanciamento entre o Saber Sábio e o Saber a Ensinar.


Palavras-chave

Gravitação Universal; Ensino de Física; História da Ciência; Livros de Ciências da Natureza.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16073

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