Representação de ciências e cientistas: imagens e discursos produzidos por crianças
Resumo
Os cientistas costumam ser representados por mídias repletas de estereótipos, influenciando como as crianças percebem e se relacionam com a ciência. Este artigo analisa as concepções de ciência e cientista construídas por crianças, com base em 23 desenhos e discursos. Utilizou-se o teste "Draw a Scientist Test" (Chambers, 1983) e, posteriormente, realizaram-se conversas guiadas. A análise abrangeu dois momentos: (1) estereótipos nos desenhos e (2) eixos emergentes das conversas, como o ser cientista, cientistas conhecidos, uso da ciência no cotidiano e memórias escolares. Os resultados evidenciam disparidades entre a ciência escolar e cotidiana, ressaltando a importância de estratégias educacionais inclusivas para aproximar as crianças da cultura científica. Estudos como este ajudam a desmistificar visões estereotipadas e a promover uma visão mais acessível da ciência desde a infância
Palavras-chave
cientista; ciências; escola
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Brasília: Senado Federal, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 07 abr. 2023.
CASTILLO, T. V. V, SOUZA, N., NOVELLO, T. P. Representação de cientistas: imagens produzidas por crianças. In: Seminário Internacional de Ciências e Matemática. I, 2023. Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/30_10_2023_car_submissao_1646266958.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.
CHAMBERS, D. Stereotypic images of the scientist: The Draw-A-Scientist Test. Science Education, 67(2), 255-265, 1983. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sce.3730670213. Acesso em out.2023.
DORTE, B. F. et al. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 20, n. 44, p. 222-234, ago. 2024. ISSN 2317-5125. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15475.
FERNANDEZ, I., GIL PÉREZ D., CARRASCOSA, J., CACHAPUZ, A Y PRAIA, J. Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, Vol.20, Núm.3, pág.477- 488, 2002.
FERNÁNDEZ, B.; SERRANO, C. La ciencia en la escuela primaria: percepciones de los niños. Revista de Educación, v. 381, p. 213-236, 2018.
GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. da S.A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 333-348, set-dez 2012.
GABINI, W. S.; FURUTA, C. R. A. P. O ensino de ciências e a formação do pedagogo: desafios e propostas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9798. Acesso em: 11 mar. 2024.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2008.
MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0605/impressos/plc0605_01.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.
MIOLA, D.; ALMEIDA, A. F.; DANTAS, B. P.; CUNHA, M. B. Crianças do Ensino Fundamental e as imagens de ciências. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/47063467-Criancas-do-ensino-fundamental-eas-imagens-de-ciencias.html. Acesso: 10 ago 2022.
MOREIRA, A. C. S.; PENIDO, M. C. M. Sobre as propostas de utilização das atividades experimentais no ensino de física. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII ENPEC, Florianópolis, SC, 2009.
OLIVEIRA, M. A; ALMEIDA, A. S. A formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 65-87, 2017.
QUEIROZ, A. B.; ROCHA, M. B. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção cientifica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 88-104, maio 2021. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8830. Acesso em: 09 dez. 2024.
RICKEN, D.; SOUZA, M. I. P. de O. O estereótipo gráfico e a sua influência no desenho da criança. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, volume 1. 2013. Cadernos PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_arte_artigo_dulce_ricken.pdf. Acesso: 01 abr. 2024.
ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p.357-368, 2007.
SILVA, A. M. Percepções de crianças sobre os cientistas: análise de desenhos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 205-226, 2015.
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.