Cabeçalho da página

O ensino e a aprendizagem de ciências e matemáticas, a transversalidade, a interdisciplinaridade e a contextualização

Lênio Fernandes Levy, Adilson Oliveira do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo aborda os influxos exercidos pelo paradigma moderno sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemáticas. Trata ainda da emergência de uma tendência paradigmática, pautada pela “complexidade”, que é diametralmente oposta aos princípios da modernidade cartesiana na medida em que trata de ideias 'baseadas na “distinção com união” e, portanto, na “indeterminação/criatividade”, ao invés de se fundar nas crenças a propósito da fragmentação e do determinismo racionalistas/mecanicistas. O novo 'ideário integra as concepções de transversalidade, interdisciplinaridade e contextualização, que serão analisadas ao longo deste texto, sobremaneira no que pertence à sua utilização no ensino e na aprendizagem de ciências e matemáticas.


Palavras-chave

interdisciplinaridade; contextualização; transversalidade


Texto completo:

PDF

Referências


CORDIOLLI, M. Para entender os PCNs: os temas transversais. Curitiba: Módulo, 1999.

CREMA, R. Além das disciplinas: reflexões sobre transdisciplinaridade geral. In: WEIL, P.; D’ AMBRÓSIL, U.; CREMA, R. Rumo à nova transdiscipliradade: sistemas abertos de conhecimentos. São Paulo: Summus, 1993, p. 125-173.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3ed.Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 1996.

MALDANER, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: R. Vieira. 2000. p. 60-81.

MARCONDES, D. O empirismo inglês. In: REZENDE, A. (Org.). Curso de filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 13.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 117-126.

MORIN, E. A epistemologia da complexidade. In: MORIN, E.; LE MOIGNE, J. L. A inteligência da complexidade.2.ed. São Paulo: Peirópolis, 2001. p. 43-138.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN. E.; KERN, A. N. Terra-pátria. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

NOGUEIRA, N.. R. Temas transversais: reflexões e práticas rumo a uma nova educação. 8.ed. São Paulo: Érica, 2005.

PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

WEIL, P. Axiomática transdisciplinar para um novo paradigma holístico. In: WEIL, P. D’ AMBRÓSIL, U.; CREMA, R.Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus. 1993. p. 9-73.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1617

Direitos autorais 2005 CC-BY



Creative Commons License