Preste atenção, por favor! - Um estudo da atenção de estudantes em atividades experimentais de ciências com o uso de eletroencefalogramas
Resumo
Este artigo visa apresentar uma investigação sobre a atenção de estudantes durante a realização de uma atividade prática experimental de ciências e analisar as possíveis relações entre a atenção desencadeada nos estudantes e as ações didáticas envolvidas ao longo da realização da atividade. Para tanto, foram utilizados eletroencefalogramas (EEG) portáteis como ferramentas para a determinação da atenção dos participantes durante a atividade. A pesquisa envolveu a análise de dados de EEG na forma de gráficos de intensidades de atenção emitidos pelo aplicativo Effective Learner e de respostas a questionários de conhecimentos prévios, posteriores e de atenção autodeclarada de quatro estudantes voluntários maiores de 18 anos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública participante do projeto. Os resultados apontaram tempos totais de maior e de menor atenção bem diversos para os 4 participantes, porém ações didáticas comuns associadas à maior atenção dos estudantes.
Palavras-chave
prática experimental; atenção; eletroencefalograma; educação em ciências.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16184
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