Cabeçalho da página

Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!

Rosália Maria Ribeiro de Aragão, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e signi?cados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática.


Palavras-chave

formação de professores; ensino de matemática; professor reflexivo


Texto completo:

PDF

Referências


Aragão, R.M.R. A investigação narrativa de ações escolares de ensino e de aprendizagem no âmbito da formação de professores. Trabalho apresentado no II G8 Formação de Professores na 27º Reunião Anual da ANPED, Caxambu- MG, novembro 2004.

Aragão, R.M.R. A investigação narrativa no âmbito da história oral de ações escolares de ensino e de aprendizagem em aulas. Trabalho apresentado no III Congresso de Produção Cientifica da UMESP, São Bernardo do Campo, 2003.

Aragão, R.M.R. de e Shenetzler, R.P. Importância. Sentido e contribuições de PESQUISAS para o Ensino de Química. In: Química Nova na Escola – PESQUISA. Nº 1. Maio de 1995.

Arroyo, M.G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis. RJ: Vozes, 2000.

Connelly, F.M. e Clandinin, D.J. Relatos de experiências de investigación narrativa. In: Larrosa, J. el allii. Déjame que te cuente – Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Alertes, S.A. de Ediciones, 1995.

Contreras, J. A autonomia de professores. São Paulo? Cortez, 2002.

Demartini, Z. B. F. Trabalhando com relatos orais. Reflexões sobre a pesquisa sociológica. Textos. Série 2, Nº3, 1999.

Freire, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Maldaner, O. A. A formação de grupos de professores-pesquisadores como fator de melhorias da qualidade educacional no ensino médio e fundamental. Trabalho apresentado no VII ENDIPE, Goiânia (GO), junho de 1994.

McEwan H, e Egan, K. ( compiladores). La narrativa em la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. ( 2ª . Ed. ampliada) Buenos Aires: Talleres Graficos Color Ef, 1998.

PAR METROS CURRICULARES NACIONAIS, Vol. 1 Ministério da Educação, Secretária da Educação Fundamental. Brasília: 2001.

Sacristán, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1620

Direitos autorais 2005 Amaz RECM



Creative Commons License