Cabeçalho da página

Representações Sociais sobre o bóson de Higgs nas mídias

Leonardo Deosti, Fabiene Barbosa da Silva, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Adriano José Ortiz, Michel Corci Batista

Resumo

Ao longo da escolarização, aprendemos que a matéria é formada por prótons, nêutrons e elétrons, mas os prótons e nêutrons são compostos por partículas menores chamadas quarks. A busca por essas partículas resultou no Modelo Padrão da Física de Partículas, que teve uma importante lacuna preenchida em 2012 com a descoberta do Bóson de Higgs. Apesar de sua relevância, o significado dessa descoberta é frequentemente mal compreendido pela sociedade. Diante disso, uma pesquisa bibliográfica qualitativa foi conduzida para investigar como a mídia divulgou esta descoberta, utilizando a Teoria das Representações Sociais e o Modelo Padrão de Partículas. A análise de conteúdo, baseada no método de Bardin, identificou cinco categorias de informações presentes nas mídias, abordando desde a importância teórica do Modelo Padrão até os detalhes práticos dos experimentos que confirmaram o Bóson de Higgs.


Palavras-chave

modelo padrão da física de partículas; análise de conteúdo; large hadron Collider


Texto completo:

PDF

Referências


ABDALLA, Maria Cristina Batoni. Sobre o discreto charme das partículas elementares. Física na Escola, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 38-44, 2005. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/charme.pdf. Acesso em: 06 abr. 2024.

ABRIC, Jean-Claude. Las representaciones sociales: aspectos teóricos. In: ABRIC, Jean-Claude (org.). Prácticas sociales y representaciones. México: Ediciones Coyacán, 2001.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Revista Múltiplas Leituras, Campinas, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ML/article/download/1169/1181. Acesso em: 13 mar. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BBC NEWS BRASIL. 'Partícula de Deus': como Bóson de Higgs explica o Universo. Youtube, 01 de abril de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FYTOIOxi6nk&t=191s. Acesso em: 12 maio 2024.

CAPPARROS, Eloíza Muniz; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 30, n. 97, p. 94–116, 2015. DOI: 10.21527/2179-1309.2015.97.94-116. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5065. Acesso em: 6 abr. 2024.

CARMO, Tânia do. Ser professor de Química: Representações sociais de licenciandos ingressantes e concluintes. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática), Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2019, 313 f. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/288. Acesso em: 13 mar. 2024.

CERN. 2022. The Higgs boson, ten years after its discovery. Disponível em: https://home.cern/news/press-release/physics/higgs-boson-ten-years-after-its-discovery. Acesso em: 01 fev. 2024.

CIÊNCIA TODO DIA. O Bóson de Higgs EXPLICADO. Youtube, 31 de março de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gCaTJYhA4Ik. Acesso em: 12 maio 2024.

DINIZ, Telma Augusta; BATISTA, Michel Corci; BUFFON, Alessandra Daniela; MARTINS, André Dias. Representações Sociais de professoras de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e o ensino da Astronomia. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 3, n. 2, p. 151-162, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66207/751375155100. Acesso em: 17 maio 2024.

DORTE, Brenno Fernandes; PAZ, Giovanni Scataglia Botelho; MARTORANO, Simone Alves de Assis; TESTONI, Leonardo André; LOCATELLI, Solange Wagner. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 20, n. 44, p. 222-234, ago. 2024. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15475/11177. Acesso em: 12 dez. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15475.

DOURADO, Simone; RIBEIRO, Ednaldo. Natureza da Pesquisa: Metodologia Qualitativa e Quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Maringá: Atena, 2023, p. 12-30. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/metodologia-da-pesquisa-em-educaaao-e-ensino-de-ciancias_1685038036.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

FISICANET. Anúncio da detecção do Bóson de Higgs no Jornal Nacional (2012/07/04). Youtube, 04 de julho de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P7ZCI5fX52M. Acesso em: 12 maio 2024.

FONTANA, Felipe; PEREIRA, Ana Caroline Torrente. Pesquisa documental. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Maringá: Atena, 2023, p. 42-58. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/metodologia-da-pesquisa-em-educaaao-e-ensino-de-ciancias_1685038036.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

GALLI, Ida. A teoria das representações sociais: do nascimento ao seu desenvolvimento mais recente. Trad. ROSADO, Alexandre. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 24, p. 520, 2014.

GASPI, Suelen de; MARON, Luis Henrique Pupo; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Análise de Conteúdo numa perspectiva de Bardin. In: MAGALHÃES Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Maringá: Atena, 2023, p. 236-245. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/metodologia-da-pesquisa-em-educaaao-e-ensino-de-ciancias_1685038036.pdf. Acesso em: 08 maio 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7237624/mod_resource/content/1/Ant%C3%B4nio%20C.%20Gil_Como%20Elaborar%20Projetos%20de%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

GIZ_BR. O que é o bóson de Higgs? Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/o-que-e-o-boson-de-higgs/. Acesso em: 05 abr. 2024.

HILGER, Thaís Rafaela; MOREIRA, Marco Antônio. Uma revisão de literatura sobre trabalhos em Representações Sociais relacionados ao Ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 167-186, 2016.

HOSTI, Brunno Pleffken. Entendendo o Modelo Padrão e as partículas fundamentais. Espaço-Tempo, 2021. Disponível em: https://www.espacotempo.com.br/modelo-padrao-particulas-fundamentais. Acesso em: 8 mar. 2024.

JODELET, Denise. Interconnections between social representations and intervention. In: A.S. de Rosa (ed.) Social Representations in the ‘Social Arena’, New York. London, Routledge, 2012.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; NATT, Elisângela Domingos Michelatto; SPONCHIADO, Dirlene; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações na mídia impressa sobre as Olímpiadas de 2016. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 12, n. 2. p. 49-55, 2011. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/771. Acesso em: 01 maio 2024.

MENEZES, Luis Carlos de. A Matéria: Uma Aventura do Espírito - Fundamentos e Fronteiras do Conhecimento Físico. São Paulo: Livraria da Física, 2005.

MOREIRA, Marco Antônio. O Bóson de Higgs na mídia, na Física e no Ensino de Física [recurso eletrônico]. Textos de Apoio ao Professor de Física. v. 28, n. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/tapf_v28n2_moreira.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.

MOREIRA, Marco Antônio. O conceito de simetria na Física. Revista do Professor de Física. Brasília, v. 3, n. 2, 2019, p. 1-8. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/download/26849/23373/54895#:~:text=Simetria%20%C3%A9%20um%20conceito%2Dchave,continue%20exatamente%20como%20era%20antes. Acesso em: 17 maio 2024.

MOREIRA, Marco Antônio. O Modelo Padrão da Física de Partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 31, n. 1. p. 1306-1 – 1306-11, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/sMFh5cP7J9S8RzcXGsmV3fR/#. Acesso em: 06 mar. 2024.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2007.

ORTIZ, Adriano José. Representações Sociais de "ser professor de Física" de licenciandos em Física. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática), Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2019, 165 f. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/305. Acesso em: 16 maio 2023.

ORTIZ, Adriano José; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Aquecimento Global: Representações Sociais de alunos de um curso de Agroecologia. In: VI Simpósio Estadual de Representações Sociais e Educação; I Simpósio Internacional de Educação, Representações Sociais e Subjetividade. Salvador, 2016. Anais [...]

ORTIZ, Adriano José; TRIANI, Felipe; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Representações sociais: uma teoria, muitos caminhos. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências, 2 ed. Maringá, p. 103-119, 2023. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/metodologia-da-pesquisa-em-educaaao-e-ensino-de-ciancias_1685038036.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.

PIMENTA, Jean Júnio Mendes; BELUSSI, Lucas Francisco Bosso; NATTI, Érica Regina Takano; NATTI, Paulo Laerte. O bóson de Higgs. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 2306-1-2306-14. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/mStXCZr59JndVyQMMRWdq9p/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 19 abr. 2024.

PRÄSS, Alberto Ricardo. Representações sociais da Física. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014, 97p. Disponível em: https://www.fisica.net/monografias/representacoes-sociais-da-fisica.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

SCHIRBER, Michael. A Particle is Born: Making the Higgs Famous. American Physical Society. College Park, 15, 97, 2022. DOI: 10.1103/Physics.15.97. Disponível em: https://physics.aps.org/articles/v15/97. Acesso em: 31 abr. 2024.

SILVA, Andressa Hennig. Rituais Corporativos como Estratégia de Legitimação dos Valores Organizacionais em Empresas Familiares. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

TECMUNDO. Bóson de Higgs: saiba tudo sobre a 'partícula de Deus'. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/274924-boson-higgs-saiba-tudo-particula-deus.htm.. Acesso em: 16 abr. 2024.

VEJA. A incrível saga do bóson de Higgs. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/a-incrivel-saga-do-boson-de-higgs. Acesso em: 17 abr. 2024.

WELLOCK, Bill. 10 years later: FSU physicist explains impact of Higgs boson discovery. Florida State University News. 2022. Disponível em: https://news.fsu.edu/news/expert-pitches/2022/06/30/10-years-later-fsu-physicist-explains-impact-of-higgs-boson-discovery/. Acesso em: 27 abr. 2024.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16573

Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License