A abordagem temática como possibilidade de desenvolver o pensamento crítico a partir da temática sobre o lixo
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as possíveis dimensões do Pensamento Crítico mobilizadas nos estudantes da escola do campo, a partir da discussão contextual por meio da análise de Temas Geradores. Para isso, analisaram-se as respostas dos estudantes a um material didático elaborado com base no Tema Gerador "descarte de resíduos". Esse tema foi identificado a partir de um Levantamento Temático realizado com a comunidade escolar da Escola do Campo Barão de Lucena, e o material foi aplicado durante as aulas de Ciências do sétimo ano. A análise do material empírico revelou que os estudantes demonstraram capacidades do Pensamento Crítico descritas por Ennis (1985), como clarificação elementar, inferência, suporte básico, estratégias e táticas, bem como conhecimentos e disposições, ao compreenderem que o descarte incorreto do lixo acarreta impactos locais e globais. Os resultados indicam que a Abordagem Temática Freireana mostrou-se eficaz na mobilização das dimensões do Pensamento Crítico.
Palavras-chave
pensamento crítico; educação do campo; tema gerador.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16585
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