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Atitudes, conceitos e procedimentos: uma análise dos registros gráficos de alunos clubistas em uma atividade investigativa

Breno Dias Rodrigues, João Manoel da Silva Malheiro

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar indicadores de aprendizagens de conteúdos nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais em escritos e desenhos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de um Clube de Ciências durante uma Sequência de Ensino Investigativa que propôs uma atividade experimental sobre a técnica Cromatografia em Papel e abordou os conceitos de substâncias, misturas e pigmentos. Com uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa documental cujo corpus constituiu-se de 25 registros gráficos (documentos) tratados pela Análise de Conteúdo. O movimento analítico possibilitou a identificação de elementos temáticos inerentes aos indícios de conceitos, procedimentos e atitudes, sistematizados nas categorias “Descritividade manipulativa e fidelidade investigativa na aprendizagem”, “Aprendizagem conceitual, fenomenológica e criativa” e “Aspectos subjetivos e socioemocionais na aprendizagem”, que refletem os resultados.


Palavras-chave

clube de ciências; ensino por investigação; escrita e desenho; tridimensionalidade do conteúdo escolar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16591

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