Atitudes, conceitos e procedimentos: uma análise dos registros gráficos de alunos clubistas em uma atividade investigativa
Resumo
Esta pesquisa buscou analisar indicadores de aprendizagens de conteúdos nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais em escritos e desenhos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de um Clube de Ciências durante uma Sequência de Ensino Investigativa que propôs uma atividade experimental sobre a técnica Cromatografia em Papel e abordou os conceitos de substâncias, misturas e pigmentos. Com uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa documental cujo corpus constituiu-se de 25 registros gráficos (documentos) tratados pela Análise de Conteúdo. O movimento analítico possibilitou a identificação de elementos temáticos inerentes aos indícios de conceitos, procedimentos e atitudes, sistematizados nas categorias “Descritividade manipulativa e fidelidade investigativa na aprendizagem”, “Aprendizagem conceitual, fenomenológica e criativa” e “Aspectos subjetivos e socioemocionais na aprendizagem”, que refletem os resultados.
Palavras-chave
clube de ciências; ensino por investigação; escrita e desenho; tridimensionalidade do conteúdo escolar.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16591
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