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Sistema de equações do 1° grau: uma análise das praxeologias do professor de matemática em conformidade com o livro didático

Robson Dias Pimentel, Fernando Emílio Leite de Almeida

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as conformidades entre as praxeologias encontradas sobre o conteúdo de sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas presente no livro didático das praxeologias utilizadas pelo professor em sala de aula. A realização deste estudo apoia-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard e colaboradores. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira destaca-se na análise do livro didático sobre o conteúdo de sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas, na segunda, foram observadas 11 aulas de um professor de matemática do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados apontaram que, mesmo o professor tendo atuado como um agente regulador das conformidades, as praxeologias identificadas na ação didática apresentaram tanto momentos de conformidades quanto de desconformidades em relação ao livro didático.


Palavras-chave

álgebra; livro didático; praxeologia


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16602

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