Cabeçalho da página

Vacinas: constituição de um percurso de estudo e pesquisa para sala de aula

Edelweis Jose Tavares Barbosa, Marilena Bittar

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP) como ferramenta metodológica para a formação docente. Fundamenta-se na Teoria Antropológica do Didático (TAD), especificamente nos constructos teórico-metodológicos de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), tendo como objeto do conhecimento a função polinomial do segundo grau. Como resultado, identificou-se um conjunto de condições e restrições constituídas na formação inicial, bem como limitações relacionadas à falta de recursos tecnológicos disponíveis na instituição em que o PEP foi aplicado. Ademais, os licenciandos não estão habituados a formular suas próprias questões. Por fim, percebeu-se que o PEP representa um dispositivo didático norteador para a mudança do paradigma vista às obras para o questionamento do mundo. Destaca-se ainda o engajamento no trabalho em grupo, a troca de experiências, a busca pela veracidade e análise dos dados obtidos para chegar a uma resposta à questão proposta. 


Palavras-chave

questionamento do mundo; dispositivo didático; função polinomial do segundo grau; dialéticas.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, E. J. T.; ALMOULOUD, S. A. Proposta de um percurso de estudo e pesquisa para formação docente sobre o ensino de equações polinomiais do primeiro grau com uma incógnita. Revista Paranaense de Educação Matemática, [s. l.], v. 11, n. 25, p. 46-79, 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5142. Acesso em: 19 abr. 2023.

BARQUERO, B.; BOSCH, M. A. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa: de situações fundamentais a percursos de estudos e pesquisas. In: ALMOULOUD, S. A.; FARIAS, L. M. S.; HENRIQUES, A. (orgs.). A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos. 1. ed. Curitiba: CRV Editores, 2018. p. 275-304.

BARQUERO, B.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. The ecological dimension in the teaching of mathematical modelling at university. Recherches en Didactiques des Mathématiques, Grenoble, v. 33, n. 3, p. 307-338, 2013. Disponível em: https://demimes2022.sciencesconf.org/data/pages/Barquero_bosch_Gascon.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

BARQUERO, B.; BOSCH, M.; ROMO-VÁZQUEZ, A. A study and research path on mathematical modelling for teacher education. In: KRAINER, K.; VONDROVÁ, N. (eds.). Proceedings of CERME 9. Prague: CERME, 2015. p. 809-815.

BARQUERO, B.; BOSCH, M.; ROMO-VÁZQUEZ, A. Mathematical modelling in teacher education: Dealing with institutional constraints. ZDM Mathematics Education, [s. l.], v. 50, n. 1-2, p. 31-43, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-017-0907-z. Acesso em: 17 nov. 2023.

BENITO, R. N. Construção de um percurso de estudo e pesquisa para formação de professores: o ensino de cônicas. 2019. (Tese de Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

CHEVALLARD, Y. Passé et présent de la théorie anthropologique du didactique. 2007. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=134. Acesso em: 3 nov. 2023.

CHEVALLARD, Y. La notion de PER: problèmes et avancées. Toulouse, 28 abr. 2009. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER___problemes_et_avancees.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

CHEVALLARD, Y. Didactique Fondamentale: module 1: leçons de didactique. Curso dado à Universidade de Provence, 2011. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/DFM_2011-2012_Module_1_LD_.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

CHEVALLARD, Y. Praxeological Issues in the development, reception and use of ATD. 2016. Disponível em: http://www.atd-tad.org/wp-content/uploads/2016/03/Chevallard_TAD-5_TexteCoference_EN.pdf.

FLORENSA, I.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Question-answer maps as an epistemological tool in teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, [s. l.], v. 24, p. 203-225, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10857-020-09454-4. Acesso em: 20 nov. 2023.

HANSEN, B.; WINSLØW, C. Research and study course diagrams as an analytic tool: The case of bidisciplinary projects combining mathematics and history. In: BOSCH, M. J. et al. (eds.). Un panorama de la TAD. Barcelona: Centre de Recerca Matemàtica, 2011. p. 685-694. Disponível em: https://www.uqat.ca/telechargements/info_entites/Un%20panorama%20de%20la%20TAD%20(2012).pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

LLANOS, V. C.; OTERO, M. R. Caractérisation des fonctions didactiques Topogenèse, Mésogenèse et Chronogenèse dans un Parcours d’Étude et Recherche (PER) monodisciplinaire dans l’École Secondaire. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 10, n. 3, p. 220-227, 2017. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/4857. Acesso em: 24 out. 2023.

Licera, M. (2017). Economía y ecología de los números reales en la Enseñanza Secundaria y la Formación del Profesorado. (Tesis doctoral). Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.

PROCESSO de tratamento e controle da qualidade da água da Compesa (versão reduzida). [S. l.:S. n.], 1 vídeo (1 min 18 s). Publicado pelo canal Compesa, 19 ago. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9nUhiobEaAQ. Acesso em: 12 mar. 2023.

RUIZ-OLARRÍA, A. La formación matemático-didáctica del profesorado de secundario de las matemáticas por enseñar a las matemáticas para la enseñanza. 2015. Tesis (Doctorado in Didácticas Específicas) – Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, 2015. Disponível em: https://repositorio.uam.es/handle/10486/665889?show=full. Acesso em: 30 nov. 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16652

Direitos autorais 2025 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License