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A voz dos estudantes de escolas públicas gaúchas sobre meio ambiente, desafios ambientais e sustentabilidade

Riceli Gomes Czekalski, Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo adaptar o instrumento “The Relevance of Science Education” (ROSE) em uma versão gaúcha, o ROSES-RS 2022, e aplicá-lo nas Regiões Funcionais (RFs) do estado do Rio Grande do Sul (RS), possibilitando identificar a percepção dos estudantes sobre os desafios ambientais e conceito de sustentabilidade. O questionário ROSES-RS foi aplicado a 1.892 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas estaduais do estado no ano de 2022. Os resultados permitem inferir, de acordo com as percepções do alunado, que a sociedade precisa desenvolver maior interesse e preocupar-se mais com a proteção do ambiente. Além disso, se manifestam positivamente quanto ao futuro do planeta, concordando que cada indivíduo ainda pode contribuir para proteger a Terra. Os estudantes, em sua maioria, afirmam conhecer o conceito de sustentabilidade em todas as RFs do estado


Palavras-chave

instrumento ROSES-RS; voz do estudante; desafios ambientais


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16710

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