Cabeçalho da página

Narrativas de crise: Crise de identidade, crise de sentido?!

Roseli Araújo Barros Costa, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

Este artigo é relativo a um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre a compreensão do desenvolvimento profissional de professores de Matemática, em especial, dos resultados da análise de uma das categorias selecionadas, as proJèssoras e as narrativas de crise. Tal análise apoiou-se teoricamente em Lanosa (2002). Para a realização da investigação, adotamos a pesquisa qualitativa, com enfoque narrativo, com base em entrevistas semi-estruturadas sobre a história de vida de uma professora que ensina matemática na Educação Básica. Alicerçada em um conceito de desenvolvimento profissional tomado numa perspectiva contínua, idealizado num contexto mais amplo do trabalho docente, permeando crises e conflitos, a análise evidencia que os relatos de crise da professora estão relacionados a fatores como: baixos salários, conflitos em sua atual instituição de trabalho, escasso prestigio social e insegurança. Seus relatos revelam que a formação inicial em nada contribuiu para que enfrentasse as "novas" mudanças na educação. Mostra que a sua falta de entusiasmo está associada ao esvaziamento do sentido útil de sua formação, que decorre da sobrevalorização do seu valor de troca. No entanto, uma narrativa de crise pode edificar o presente como um momento critico no duplo sentido da palavra, como um momento decisivo e, ao mesmo tempo, como um momento no qual o sujeito recupera de forma crítica sua própria história, apropria-se criticamente dela, para saber onde se encontra e para decidir seu próprio movimento (LARRROSA, 2002). O indivíduo, ao restaurar de modo critico sua história, pode repensar o passado, pensar o presente e (re)construir o seu próprio futuro. A professora, em suas narrativas de crise, mostra que, ao recuperar criticamente sua história, colocando para fora de si toda sua "revolta", abre uma "porta' que possivelmente mostrará um novo caminho a ser tomado. Assim, a professora mostra indícios de que busca novos desafios para o seu desenvolvimento profissional.


Palavras-chave

investigação narrativa; narrativas de crise; desenvolvimento profissional


Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, B. O.e LAPO, F. R. O abandono do magistério: vínculos rupturas com o trabalho docente. PSICOL.USP, 2002, vol.13, n. 2, p.243- 276.

CANÁRIO, R. A experiência portuguesa dos centros de formação das associações das escolas. In: MARIN, A. J. (Org). Educação Continuada. Campinas, SP: Papirus, 2000.

CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D. J. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA, J. E. et al. Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2003.(Coleção Questões da Nossa Época; v. 23)

GARNICA, A. V. M. História oral e educação matemática: de um inventário a uma regulação. ZETETIKÉ. Campinas, SP: UNICAMP-FECEPEM, v. 11, n. 19. p. 09-55, 2003.

GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática da UFPa. Campinas, SP, 2000, 207p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Centro de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo, Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77)

IMBERNÓN, F. La Formación del Profesorado. Barcelona: Ediciones Paidós, 1994.

LARROSA, J. Niestsche & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

MELO, G. A. A formação inicial e a iniciação científica: investigar e produzir saberes docentes no ensino de álgebra elementar. Campinas, SP, 2003, 242p. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v2i0.1672

Direitos autorais 2006 CC-BY



Creative Commons License