Cabeçalho da página

Formação de professores: A que dimensões se conceituam

Paula Ledoux, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

O presente artigo discute a formação de professores em suas dimensões e originou-se a partir dos estudos realizados para a elaboração da dissertação do curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, que investiga os saberes constituídos no processo de formação inicial de professores em serviço. A investigação foi realizada com professores-alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA. A análise desses resultados teve como premissa a identificação desses saberes, a partir dos relatos feitos pelos professores-alunos sujeitos desta pesquisa. As dimensões da formação é um dos aspectos abordados nesta discussão por tratar-se de tema relevante na formação de professores. O conteúdo que deu origem a este texto está inserido no segundo capitulo, onde fazemos uma conversa com os teóricos que fundamentaram as discussões ao longo da construção da dissertação, baseados em estudos realizados por: Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), entre outros que discutem sobre mudanças, saberes e as dimensões da formação inicial e continuada.


Palavras-chave

formação de professores; mudanças; saberes; dimensão


Texto completo:

PDF

Referências


BOLZAN, Dóris Pires Veiga. Formação de Professores: Compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre, Mediação, 2002.

CONNEY, T. (1985), A beginning teacher’s view of problem solving. Journal for Research in Mathematics Educacion, v. 16.

CUNHA, M.V.A. Educação dos Educadores: da escola nova à escola de hoje. Campinas, Mercado das Letras, 1995.

DELORS, Jaques. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XX. Cortez, 1996.

FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Revisitando as psicologias. Petrópolis, Vozes, 1996.

FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FUSARI José Cerchi. Formação Continuada de Educadores na Escola e em outras situações. In Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999.

GAUTHIER, Clermort. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS, Unijuí,1998.

GONÇALVES, T. V. e GONÇALVES, T.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In Cartografia do trabalho docente (Org.) Corinta M. G. Geraldi; Dario Fiorentini e Elisabeth Pereira – Mercado das Letras: Campinas, SP,1998.

GONÇALVES, T. O. A Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática. Campinas, SP. 2000.

PERES, G. (1995). O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo, in: NÓVOA, Antonio (org.) . Lisboa: Dom Quixote.

PERES, G. (1995). Competência e compromisso político na formação do professor de matemática. Temas e Debates (Blumenau), SBEM, n7, 1995.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A Formação do Professor: Reflexões, Desafios, Perspectivas. In. Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999.

PONTE, J. da P. Concepções dos professores de matemática e processo de formação. Browr, M. et AL. In Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa. Instituto de Inovação Educacional, 1992.

TARDIF, M., LESSARD, C., LAHAYE,L. Os Professores Face ao Saber: Esboço de uma Problemática do Saber Docente. Teoria e Educação, nº. 4. Porto Alegre: Pannonica,1991.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.

THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: Anais da 18ª Anped, 1995 (disq.).

ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) pesquisador (a). Geraldi. G.; Fiorentini D.; Pereira, E.M.A. (Orgs). Campinas, SP. ALB. 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1703

Direitos autorais 2010 CC-BY



Creative Commons License