Cabeçalho da página

Ensino de física na educação ambiental crítica: o impacto do currículo na formação de professores

Desirée Dornelles, Fernanda Ostermann, Flavia Rezende Valle dos Santos

Resumo

Reconhecendo que a questão ambiental constitui uma das agendas mais urgentes da atualidade e que a superação dos problemas ambientais contemporâneos requer uma ruptura com a lógica do sistema capitalista, orientando-se por uma perspectiva crítica. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um recorte de estudo acerca da integração de debates ambientais, sob uma perspectiva crítica, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos enunciados produzidos pelos estudantes foi realizada à luz da teoria do Círculo de Bakhtin, com o objetivo de compreender como percebem a integração dos debates ambientais em sua formação. Com base na análise realizada, defende-se a necessidade de uma mudança na estrutura curricular do curso a fim de integrar o debate ambiental ao currículo.


Palavras-chave

educação ambiental crítica; ensino de física; currículo


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, A. A quem interessa a BNCC. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 13 de novembro de 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 de julho 2022.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

BOMFIM, A. M.; PICCOLO, F. D. Educação Ambiental Crítica: para além do positivismo e aquém da metafísica. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-1.

BOMFIM, A. M. Educação Ambiental para Além do Capital: balanço de estudos e alguns apontamentos à EA sob a perspectiva do trabalho. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais... Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-1

BRASIL. Protocolo de Quioto e legislação correlata. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004. (Coleção Ambiental, v. 3). Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70328/693406.pdf?sequence=2. Acesso em: 12 set. 2024.

BUBNOVA, T.; BARONAS, R. L.; TONELLI, F. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 6, n. 1, p. 268–280, ago. 2011.

DECONTO, D. C. S. Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade: uma introdução. Não publicado.

DORNELLES, Desirée. Educação ambiental crítica na formação de professores de Física. Orientadora: Fernanda Ostermann. Coorientadora: Flavia Rezende Valle dos Santos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/273129. Acesso em: 4 jun. 2025.

FOSTER, J. B. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LANG, M. Alternativas ao desenvolvimento. In: DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; FILHO, Jorge Pereira (Orgs.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. 1. ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.

LOPES, A.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LÖWY, M. O que é o ecossocialismo. São Paulo: Cortez, 2014.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

RODRIGUES, D. DA S. et al. Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em estudantes de uma universidade pública brasileira. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 30, p. e3305, 2022.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora: 2017.

UNESCO. Final report: Intergovernmental Conference of Experts on the Scientific Basis for Rational Use and Conservation of the Resources of the Biosphere. Paris: ONU, 1968. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000017269 >. Acesso em: 11 de março de 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17100

Direitos autorais 2025 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License