Cabeçalho da página

Espaços e tempos escolares: Formação continuada de professores

Maricilda Nazaré Raposo de Barros, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo

Apresentamos um estudo de caso, cujo objetivo foi o de conhecer/compreender a formação continuada dos professores na Escola Cidade de Emaús, desde o início de sua implantação, analisando sua proposta inicial na década de 80 até o ano de 2003. Para isso, entrevistamos professores das diferentes décadas de existência da escola e apresentamos o trabalho na modalidade de pesquisa narrativa. Estabelecemos como elementos norteadores dessa formação a organização de espaços e tempos escolares e as ações formativas na escola.


Palavras-chave

formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Campinas, 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Metodologia do Ensino). UNICAMP.

HAGE, Salomão A. M. Construindo uma escola que interessa as classes populares, análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará. São Paulo, 1995. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo). PUC-SP.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da Nossa Época, n. 77)

LELIS, Isabel Alice O M. Magistério primário: tempos e espaços de formação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). construção e cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

MRE. Documento 1 - Filosofia da Escola Cidade de Emaús. Belém, [198_].

MRE. Documento 2 - Oficio nº44 da Escola Cidade de Emaús. Belém, 1984.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). . Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SILVA, Moacyr. A formação do professor centrada na escola: uma introdução - A experiência do vocacional. São Paulo: EDUC, 2002.

SWIFT, Anthony. Crianças para a mudança social – educação para a cidadania de crianças de rua e crianças trabalhadoras no Brasil. Tradução. jan.1998. (Original em inglês).

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. (Magistério - Formação e Trabalho Pedagógico).

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1711

Direitos autorais 2009 CC-BY



Creative Commons License