Cabeçalho da página

Desenvolvimento profissional docente na Amazônia: análise das práticas de pesquisas no ensino por investigação em ciências

Renan Ferreira Freitas, Carlos José Trindade da Rocha, Márcia Cristina Palheta Albuquerque, João Manoel da Silva Malheiro

Resumo

Este estudo, parte de uma tese de doutorado em um programa de pós-graduação em educação científica da região amazônica, utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva com análise de conteúdo para examinar três pesquisas de professores que buscaram aprimoramento profissional em diferentes contextos do ensino por investigação. Os resultados mostram a importância do conhecimento do conteúdo para os educadores, permitindo que adaptem suas práticas de ensino às necessidades dos alunos para uma aprendizagem significativa, e, neste, enfatiza-se as práticas em comunidades investigativas como os cubes de ciências. Conclui-se de que lidar com a complexidade do DPD requer uma abordagem abrangente que leve em conta os elementos citados, a fim de impulsionar o crescimento profissional dos educadores e, por conseguinte, melhorar a qualidade da educação proporcionada aos alunos e professores.


Palavras-chave

desenvolvimento profissional docente; inquiry; educação


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, W. N. C. Processos de mediação docente e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em um clube de ciências: pontos de conexão entre a abordagem teórica de Reuven Feuerstein e o ensino de ciências por investigação. 2022. 236 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

GATTI, B. A. Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 19, p. 373-384, 2014.

KLEIN, A. M; PÁTARO, C. S. O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008.

MALHEIRO, J. M. S. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. ACTIO, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 69-85, 2016.

MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: A guide to design and implementation. John Wiley & Sons, New York, NY, 2015.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, p. 117-128, 2006.

ROCHA. C. J. T. Desenvolvimento profissional docente e formação do sujeito criativo investigativo de acordo com a Base nacional comum curricular para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 1-19, 2021a.

ROCHA. C. J. T. Óbice e parcimônia de professores mestrandos em desenvolvimento profissional na educação científica. Humanidade & Inovação, v. 8, p. 265-275, 2021b.

ROCHA.C. J. T. Desenvolvimento profissional docente de mestrandos em perspectivas do ensino por investigação em um clube de ciências da UFPA. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019a.

MALHEIRO, J. M. S. Metacognição e a experimentação investigativa: a construção categorias interativa dialógicas. Educação (Santa Maria, Online), v. 44, p. 32-1-26, 2019b.

NASCIMENTO, W. E; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 05-21, fev. 2021. ISSN 2317-5125.

ROCHA. C. J. T., CLÁUDIO. C. T; BASTOS, A. T. Reflexões sobre Profissionalidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente. Educação e Filosofia, v. 34, n. 71, p. 923-964, 2020.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SIQUEIRA, H. C. C. Ensino de Ciências por investigação: interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um Clube de Ciências. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R; DEVAULT, M. Introduction to qualitative research methods: A guidebook and resource. John Wiley & Sons, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17180

Direitos autorais 2025 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License