Desenvolvimento profissional docente na Amazônia: análise das práticas de pesquisas no ensino por investigação em ciências
Resumo
Este estudo, parte de uma tese de doutorado em um programa de pós-graduação em educação científica da região amazônica, utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva com análise de conteúdo para examinar três pesquisas de professores que buscaram aprimoramento profissional em diferentes contextos do ensino por investigação. Os resultados mostram a importância do conhecimento do conteúdo para os educadores, permitindo que adaptem suas práticas de ensino às necessidades dos alunos para uma aprendizagem significativa, e, neste, enfatiza-se as práticas em comunidades investigativas como os cubes de ciências. Conclui-se de que lidar com a complexidade do DPD requer uma abordagem abrangente que leve em conta os elementos citados, a fim de impulsionar o crescimento profissional dos educadores e, por conseguinte, melhorar a qualidade da educação proporcionada aos alunos e professores.
Palavras-chave
desenvolvimento profissional docente; inquiry; educação
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17180
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