Cabeçalho da página

O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos

Ana Maria Sgrott Rodrigues, Rosália Maria Ribeiro de Aragão

Resumo

A presente investigação se configura em termos qualitativos de pesquisa como um estudo de caso dos alunos de uma escola estadual integrante do programa especial de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tais alunos estavam matriculados na 3ª e na 4ª etapas do programa, cujo formato curricular corresponde às quatro últimas séries do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, cuja operacionalização concentra conhecimento, espaço e tempo uma vez que cada etapa é desenvolvida em um ano letivo. A escola escolhida se localiza em área geográfica de 'ocupação' cuja comunidade vive na condição de exclusão social, justamente no entorno de duas universidades públicas. Os jovens e adultos originados desse contexto, que estudam nessa escola, vivenciaram uma trajetória escolar marcada por impedimentos de estudar, reprovações e interrupções escolares que os impediram de concluir o Ensino Fundamental. Por essas razões, nos propusemos investigar para conhecer, no âmbito do ensino da Matemática, elementos que contribuem para a (re)inclusão escolar com sucesso desses alunos, bem como elementos que acabam por incidir na sua (re)exclusão escolar, um fenômeno que retroalimenta o processo inevitável de exclusão social desses alunos. Para tanto, assumimos a construção de uma trama narrativa relativa ao contexto dessa escola, envolvendo e interagindo dialogicamente os seus sujeitos nesta pesquisa, quais sejam, alunos, professores e funcionários da escola. Consideramos suas historicidades e suas interpretações dos eventos pedagógicos vividos por eles em relação ao ensino de Matemática, objetivando produzir outros sentidos, relações e nexos que respondam ao e ao os elementos de análise destacados contribuem e incidem no processo de inclusão ou exclusão escolar. As análises por nós procedidas possibilitam evidenciar os termos da indiferença escolar e do despreparo docente quer pela desconsideração da história do alunado quer pela visão distorcida de “currículo justo” e “igualdade de oportunidades” na comparação com os alunos legalmente ditos vinculados ao “ensino regular”.


Palavras-chave

educação matemática; processos de exclusão e inclusão escolar e social; educação de jovens e adultos


Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, R.M.R. A investigação narrativa no âmbito da história oral de ações escolares de ensino e de aprendizagem em aulas. São Paulo: PPGE/UMESP, 2000.

BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D.J. Relatos de Experiência e Investigatión Narrativa, IN: Larrosa, J. (org): Dejame que te cuente: ensayos sobre narrativa e educatión. – Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

D'AMBRÓSIO, U. Desafios da matemática no novo milênio. Palestra na I SIPEM. Educação Matemática em Revista. n. 11. dez/2001. São Paulo: Cortez, 2001.

FONSECA, Maria C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. coleção tendências em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GASPARETTO, M.M. Ensino de matemática: Um processo excludente. In: BONETI, L.W. Educação exclusão e cidadania. 2.ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2000. (Coleção Educação).

GONÇALVES, T. V. O. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2000.

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SPOSATI, A.O. Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo. São Paulo: Educ, 1996.

STOER, Stephen R; MAGALHÃES, A. M; RODRIGUES, D. Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo: Cortez, 2004.

TELLES, J.A. É Pesquisa é? Ah, não quero, não bem!: Sobre Pesquisa Acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e Ensino, vol.5, n.2, 2002 (91-116). Texto Internet rle.ucpel.tche.br/php/edições/v5 n2/f_joao.pdf.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1720

Direitos autorais 2009 CC-BY



Creative Commons License