Cabeçalho da página

Atividades práticas do cotidiano e o ensino de ciências na EJA: A percepção de educandos e docentes

Denise Westphal Merazzi, Edson Roberto Oaigen

Resumo

O tema principal do presente trabalho é o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. A investigação observou a percepção dos alunos da EJA (Ensino Fundamental) e de seus professores, a partir do desenvolvimento do conteúdo de ciências através de trabalhos envolvendo atividades práticas do cotidiano. Nesse contexto, a metodologia usada no processo de investigação baseou-se em uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, com a base na metodologia hermenêutica e a técnica de análise de conteúdo. No aspecto quantitativo, foi utilizado o ranking médio e os testes estatísticos de Wilcoxon. Analisando os dados, percebeu-se que a utilização de atividades práticas no ensino de Ciências na EJA é uma estratégia satisfatória no processo de ensino e aprendizagem e que existe a necessidade de instigar tais práticas na formação de jovens e adultos.


Palavras-chave

educação de jovens e adultos; ensino de ciências; atividades práticas


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. S.T. & ABIB, M.L.V.S. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-47442003000200007&script=sci_arttext&tlng =es.Acesso em: 03/08.

AUSUBEL, D. P. Psicologia educativa: Um punto de vista cognoscitivo. México: Trilhas, 1978.

BEVILACQUA, G. D. & COUTINHO-SILVA, R. O Ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências & Cognição; Ano 04, Vol 10, pp. 84-92. 2007. Disponível em www.cienciasecognicao.org.Acesso em: 04/08.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional da Educação profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA / Ensino Fundamental - Documento Base/2006. Brasília, DF, 2007.

COMENIUS, J.A . Tradução de Joaquim Ferreira Gomes (2001). Disponível em: www.ebooksbrasil.org.

DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1994.

FREIRE. Educação e mudança. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P.; Betto, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática, 1985.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação: (diálogos): volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

HADDAD, S. Educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In BRZEZINSKY, I. (org.) LDB interpretada: diversos olhares que se entrecruzam. São Paulo/SP: Cortez, 1997.

KLEIMAM, A.; SIGNORINI, I. (org.) O ensino e a formação do professor: Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre/RS: Artmed, 2001.

LEITE, D. Pedagogia Universitária: Conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre/RS:UFRGS, 1999.

MARCOVITCH, J. A Universidade (im)possível.São Paulo/SP: Futura, 1998.

PINTO, A. V. Sete lições sobre Educação de Adultos. 14ª ed. São Paulo/SP: Cortez, 2005.

SOARES, L. (org). Aprendendo com a diferença Estudos e pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte/ MG: Autêntica, 2005.

ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares. In SOARES, L. Aprendendo com a diferença. Belo Horizonte/ MG: Autêntica, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1727

Direitos autorais 2007 CC-BY



Creative Commons License