Cabeçalho da página

O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária

Cleice Da Luz Vidal, Daniele Dorotéia Rocha da Silva, Diego Ramon Silva Machado, Jônatas Barros e Barros, Maria Vani Magalhães Almeida, Natasha de Queiroz Almeida

Resumo

Este artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educação


Palavras-chave

EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro et al. A Dimensão da Extensão nas Relações com o Ensino e a Pesquisa. In: Tratando a Indissociabilidade Ensino Pesquisa Extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.p. 41- 53.

BRITO,Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 37/8, p. 01-06, 2006.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Relatório Geral 2005. Belém, 2006. p.3, 36.- NPADC, Universidade Federal do Pará.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2004.p.102.

HENNINGTON, Elida azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):156-265, jan-fev, 2005. INFORMAÇÕES sobre o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc. Acesso: Out/2007.

MESQUITA, Filho Alberto. Integração ensino-pesquisa-extensão. Ensino, Pesquisa, Extensão. 1997; III: 138-43.

ROCHA, Dorotéia Rocha da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi. Parecer técnico do Programa EDUCIMAT elaborado em maio de 2007 (mimeo0). SESU / MEC. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001.

SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural. com/ECC2/ artigos.Acesso: Out/2007.

TEIXEIRA , Olívio Alberto. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 1,n. 1, p. 57-69, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1731

Direitos autorais 2007 CC-BY



Creative Commons License