Cabeçalho da página

Reflexões sobre a crise e a reestruturação da formação do professor

Maria José de Freitas Mendes

Resumo

O presente artigo constitui parte da observação/reflexão realizada durante o primeiro módulo de estudos do Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. Neste, pretende-se relacionar parte da bibliografia trabalhada nas disciplinas ministradas nesse módulo, em especial, a disciplina Bases Epistemológicas da Ciência, com a formação do professor, objeto de minha proposta de pesquisa. O artigo descreve e contextualiza historicamente a educação e a formação do professor, lançando sobre esta um olhar crítico e, ao mesmo tempo, preocupado; preocupação que é fruto de minha experiência docente nos ensinos médio e superior.


Palavras-chave

crise; paradigmática da educação; formação do professor


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2001 (Questões de Nossa Época: 1)

BRANDÃO, Zaia (org.), A crise dos paradigmas e a educação . São Paulo: Cortez, 2002.(Coleção Questões de Nossa Época;v.35)

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix,1982.

CARVALHO, A. M. P. de e GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências. SP: Cortez, 1993.

COMTE, Auguste. Discurso sobre o espírito positivo. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores)

D'AMBRÓSIO, U. Tempo da escola e tempo da sociedad. In, Raquel Volpato Serbino...[et al.](org.) Formação de professores. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. (Seminários e debates).

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962 (Col. Debates).

LISITA, V. [et al.] Formação de professores e pesquisa: uma relação possível ?. In: Marli André (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas, SP: Papirus, 2001- (Série Prática Pedagógica).

MACHADO, Maria Margarida. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998.

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.

MIORIM, Maria ngela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.

SOARES, Magda. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. In: Marli André (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas, SP: Papirus, 2001- (Série Prática Pedagógica).




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1733

Direitos autorais 2007 CC-BY



Creative Commons License