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Atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos: da educação ginasial ao ensino fundamental

Willian Mirapalheta Molina, Lavínia Schwantes, Bruna Silveira de Freitas, Pedro Leal de Souza, Jonathan Cardoso Farias Farias

Resumo

Os livros didáticos são recursos fundamentais na educação básica. Eles refletem relações de poder e visões de mundo que moldam a aprendizagem dos alunos. Neste estudo, tivemos como objetivo analisar a atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos de História Natural (década de 1920), Ciências (2013) e Ciências da Natureza (2018 e 2019). A partir dessa pesquisa histórica, buscamos identificar mudanças e continuidades nas abordagens pedagógicas, evitando juízos de valor e anacronismos. Reconhecemos que cada livro está imerso em um contexto histórico e social. Constatamos que os conteúdos de zoologia nos livros analisados estão quase exclusivamente ancorados na taxonomia. Essa ênfase pode limitar a compreensão dos animais a nomenclaturas e classificações, o que negligencia suas interações ambientais e perspectivas éticas e sociais. Concluímos que é importante adotar uma abordagem que promova uma compreensão mais ampla sobre a zoologia, refletindo o que consideramos relevante para a relação dos estudantes com os demais animais.


Palavras-chave

ensino de ciências; reino animal; abordagens pedagógicas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17348

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