Atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos: da educação ginasial ao ensino fundamental
Resumo
Os livros didáticos são recursos fundamentais na educação básica. Eles refletem relações de poder e visões de mundo que moldam a aprendizagem dos alunos. Neste estudo, tivemos como objetivo analisar a atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos de História Natural (década de 1920), Ciências (2013) e Ciências da Natureza (2018 e 2019). A partir dessa pesquisa histórica, buscamos identificar mudanças e continuidades nas abordagens pedagógicas, evitando juízos de valor e anacronismos. Reconhecemos que cada livro está imerso em um contexto histórico e social. Constatamos que os conteúdos de zoologia nos livros analisados estão quase exclusivamente ancorados na taxonomia. Essa ênfase pode limitar a compreensão dos animais a nomenclaturas e classificações, o que negligencia suas interações ambientais e perspectivas éticas e sociais. Concluímos que é importante adotar uma abordagem que promova uma compreensão mais ampla sobre a zoologia, refletindo o que consideramos relevante para a relação dos estudantes com os demais animais.
Palavras-chave
ensino de ciências; reino animal; abordagens pedagógicas
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