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O planejamento docente e a abordagem dos conteúdos de química por professores de Blumenau/SC

Graziela Piccoli Richetti, Alex Luan Welter

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os critérios utilizados por professores de Química na seleção dos conteúdos abordados em sala de aula e o impacto das políticas curriculares governamentais em seu trabalho docente. A pesquisa justifica-se pela necessidade em promover reflexões sobre os conteúdos trabalhados e sobre a formação dos estudantes pelos professores e escolas. O trabalho teve como base as políticas curriculares nacionais e o percurso histórico da construção da disciplina curricular Química no ensino médio. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Química da rede pública de Blumenau/SC, a fim de compreender como elaboram seus planejamentos. Os resultados indicaram que os professores estabelecem prioridades conceituais e demonstram resistência em superar a organização tradicional por conteúdos, levando à conclusão de que há baixa adesão às diretrizes propostas pelas políticas curriculares.


Palavras-chave

ensino de química; professores de química; currículo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17424

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