Abordagens da história da ciência em livros didáticos de ciências da natureza do ensino fundamental
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as concepções que envolvem a abordagem da História da Ciência presentes nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental Anos Finais, utilizados em escolas da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, realizada a partir da identificação, leitura e análise de conteúdos relacionados à História da Ciência em 132 excertos de oito Livros Didáticos (2020), destinados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, na área de Ciências da Natureza. Como resultado, foram definidas, a priori, duas categorias: i) Como envolve a HC na Educação Básica? Aspectos linguísticos da apresentação da HC no LD; ii) Apresentação de dados básicos relevantes para a identificação do cientista (nome, data e local). As análises dos excertos demonstraram uma abordagem majoritariamente limitada a uma História da Ciência linear, vinculada à teoria de currículo tradicional, com caráter informativo, que contribui para deformar e afastar os estudantes brasileiros do saber, devido à ausência de significado desse conhecimento científico eurocêntrico em relação ao cotidiano deles.
Palavras-chave
episódios históricos; construção do conhecimento humano; currículo; educação básica.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17749
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