A Trilogia Matrix e o Ensino de Tecnologia
Resumo
Em um mundo dinâmico e repleto de alternativas, as formas de aprendizado mais inovadoras devem ser incentivadas e aplicadas de forma coerente para que o discente sinta maior interesse pelos conteúdos curriculares. À medida que o aluno observa tais conteúdos, não apenas através de analogias, mas também por meio de uma produção cinematográfica, a qual possui referências e influências das mais diversas, podemos encontrar várias informações que contemplam um auxílio, principalmente, ao aprendizado tecnológico, percorrendo estudos matemáticos, físicos, filosóficos e religiosos. Isto também se dá através de uma inovação conceitual, de nossa parte, que diz respeito ao ensino ser classificado coerentemente como uma transmissão de conhecimentos e não de valores como alguns autores tentam estabelecer. Sendo assim, nesta abordagem torna-se possível não apenas fazer com que determinados alunos identifiquem-se mais com o tema, pois já têm uma tendência natural pela tecnologia e as linhas dos filmes, mas também se pode promover o aprendizado daqueles que não são íntimos dos assuntos.
Palavras-chave
matrix; ensino; tecnologia
Texto completo:
PDFReferências
BBC's Greatest English Books list - http://www.bbc.co.uk/arts/bigread/top100.shtml- Acesso em 06/2013.
BAKEMAN, R., &Gottman, J.M. (1986). Observing interaction: An introduction to sequential analysis. Cambridge: Cambridge University Press.
CAREY, Martin - Cinema‟s Scarlet Letters: the MPAA Rating System and Film Education in the Christian University - Christian Perspectives in Education, 2010, Vol.3(2), p.1.
CARRAHER, D.W. O Papel do Computador na Aprendizagem. Acesso, 3 (5): 19-21, 1992.
CLAREMBEAUX, Michel - Educación en cine: memoria y patrimonio Film Education: Memory and Heritage - Comunicar, 2010, Vol.XVIII(35), p.25.
COSTA, Marcos A. Ensino Apoiado com Técnicas de Desenvolvimento Ágil através de um Objeto de Aprendizagem. Tese de Mestrado - URI - Santo ngelo, 2012.
IMDB - Internet Movie Database – http://www.imdb.com - Acessos em 06/2013
KAWAMURA, Regina. Linguagem e Novas Tecnologias. In: ALMEIDA, Maria José P.M. de, SILVA, Henrique César da. (Orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas: Mercado das Letras. 1998.
KETTERER, David. Canadian Science Fiction and Fantasy. Indiana University Press, 1992.
MANN, J., Have, T. T., Plunkett, J. W., &Mesiels, S. J. (1991). Time sampling: A methodological critique. Child Development, 62, 227- 241.
MONTEIRO, Eduardo B., REZENDE, Flavia. 1993. Informática e Educação: panorâmica da área segundo artigos dos periódicos nacionais de educação. Tecnologia Educacional, v.22, n.110, 111, p.42-49, jan/abr.1993.
PIASSI, Luís Paulo e PIETROCOLA, Maurício - Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de „encontrar erros em filmes‟ - Universidade de São Paulo – Resumo. Ciência & Educação, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.
PIASSI, Luís Paulo e PIETROCOLA, Educação e Pesquisa, Vol.35, 2009. p.525-540.
PRETTO,Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro - educação e multimídia, Campinas, São Paulo: Ed. Papirus, 1996.
RAYMOND, Eric. “The Early Hackers”. A Brief History of Hackerdom. Thyrsus Enterprises, 2000. http://www.catb.org/~esr/writings/cathedral-bazaar/hacker-history/ar01s02.html.
SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. (Dossiê ABCiber). Revista FAMECOS [1415-0549].
Silva, Marco yr: 2008 iss: 37 pg:69. RottenTomatoes – http://www.rottentomatoes.com– Acessos em 06/2013.
WIKI–Wikipedia– http://www.wikipedia.org - Acessos em 06/2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2191
Direitos autorais 2013 CC-BY