O Ensino de Matemática na Escola Normal de Belém entre 1950 e 1970: apontamentos de história
Resumo
Esta pesquisa realizada no campo da Educação Matemática se refere a uma história da Escola Normal em Belém do Pará. O marco inicial: década de 1950; para o término: a década de 1970, pois em 1971 há a promulgação da Lei 5.692/71. Questionamos: Qual e como a matemática era mobilizada? Utilizamos, a priori, as fontes documentais existentes na instituição: os decretos-lei, as fichas individuais, relação nominal dos alunos e de professores. A pesquisa foi permeada por outras indagações como: Quais eram as disciplinas e os conteúdos, na escola normal, que faziam parte da formação dos docentes? Como eram mobilizados estes conteúdos? Além das fontes documentais foram realizadas audições com duas ex-professoras da instituição, bem como o entrecruzamento com os referenciais: Certeau (2011); Chartier (2002); Chervel (1990); Thompsom (1992) e autores brasileiros: Valente (2009) e Mendes (2012). Objetivei implementar considerações acerca da Escola Normal e como eram mobilizados os conteúdos de Matemática para a formação do alunado. Esta pesquisa obteve como contribuição para a história da educação matemática uma primeira história da instituição construída sob o prisma da disciplina Matemática, dos depoimentos e seus entrecruzamentos com as fontes, a exemplo o livro Curso de Matemática do autor Manoel Jairo Bezerra (1960).
Palavras-chave
escola normal; matemática escolar; história da educação matemática
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, J. B. A escola normal do Pará e a introdução do ensino das Ciências Naturais no Pará (1870 a 1930). Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.
BURKE, Peter (org.) A escrita da história: novas perspectivas. (Trad. Magda Lopes). São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. (Trad. Maria de Lourdes Menezes, Rev. Téc. Arno Vogel. 3a. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. (Trad. Márcia Manuela Galhardo). Ed. 2. DIFEL, 2002. Coleção Memória e Sociedade.
CHERVEL, R. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre. N.2, 1990.
GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática - um inventário. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v. 02, n. 01, p. 137-160, 2006.
MARQUES, J.A.O. O manual pedagógico de Margarita Comas para o ensino de matemática no curso primário brasileiro em tempos de Escola Nova, RPEM, Campo Mourão, v.2, n.3, jul-dez, 2013.
MARTINS,R.M. História Escolar no Interior do Estado de São Paulo, (re)visitando o passado. (p. 70- 75). Disponível em: http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-tematicos-2.pdf. Acessado em:12 dez de 2013.
MENDES. I. A. Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: a propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010), Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.3, pp.465-480, 2012.
PINSYK, C. B.(org.). Fontes históricas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.
REIS, A. C. de S. R. A história como metodologia de pesquisa: um olhar sobre a Escola Normal em Campo Grande. UFMS. 2012. Disponível em: http://www.uems.br/eventos/semana2012/arquivos/49_2012-09-28_15-35-16.pdf. Acesso em: 25 de nov. 2013.
SILVA, Maria Célia Leme da; VALENTE, W. R. Na oficina do historiador da educação matemática: Cadernos de alunos como fontes de pesquisa. IN: Maria Célia Leme da Silva; Wagner Rodrigues Valente; Organizado por Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam – Belém: SBHMt, 2009. (Coleção História da Matemática para Professores, 19).
SILVA, Neivaldo Oliveira. Educação Matemática no Pará: genealogia, institucionalização e traços marcantes. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2015. – (Coleção história da matemática para professores).
SOUZA, Altamir, Ferreira de. Apontamentos para a História do Instituto de Educação do Pará. Belém: Imprensa Oficial do Estado. 1972.
TAVARES JUNIOR, R. W. A carroça e o bonde: Encontros e desencontros culturais na Belém Belle Époque. – São Paulo – Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – julho, 2011.
THOMPSOM, Paul, 1935- A voz do passado: história oral. (Trad. Lólio Lourenço de Oliveira). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. Escola de Aplicação: o arquivo da escola e a memória escolar. CD-ROM, FEUSP/FAPESP, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2427
Direitos autorais 2015 CC-BY