Cabeçalho da página

Interação conteúdo e prática: uma contribuição para o ensino de estatística

Daiane Aparecida Miliossi Morais, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Leonardo Sturion

Resumo

O ensino de estatística nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, geralmente vem sendo abordado no final do ano letivo de forma superficial. Em muitos casos em função da dificuldade de cumprir todos os programas estabelecidos nos cursos, estes conteúdos de estatística sequer são ministrados aos estudantes. Este estudo buscou compreender e aprimorar os saberes necessários para uma prática docente, baseada em uma experiência de ensino que abordou o conteúdo de estatística em uma escola pública do norte do Paraná, na qual a professora é uma das pesquisadoras. A metodologia adotada na pesquisa é de cunho descritivo com foco qualitativo, desenvolvida por meio de uma pesquisada própria prática. O curso realizado no ano de 2015, contou com a apreciação dos trabalhos de nove estudantes do segundo ano do ensino médio. A análise dos dados contou com registros dos sujeitos da pesquisa, nove estudantes e a professora-pesquisadora, mediante áudio-gravação e anotações escritas dos estudantes. A interpretação dos dados basearam-se predominantemente na visão de Freire (1996), mais especificamente em sua obra, Pedagogia da Autonomia. Os resultados obtidos apontaram que uma prática docente fundamentada na mediação e criticidade estimulam e contribuem no processo de ensino e assimilação do conhecimento.


Palavras-chave

estatística; saberes; ensino


Texto completo:

PDF

Referências


ALSINA I PASTELLS, Ángel. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdicos-manipulativos. Curitiba: Base Editorial, 2009.

BICUDO, M. A. V. Educação Matemática. São Paulo: Editora Moraes, 2005.

BONDIA. J.L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Campina: Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, 2002.

BORTONI-RICARDO. S.M. O professor pesquisador: introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Vol. 2. Brasília: 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013.

MORAN. José Manuel. MASETTO. Marcos T. BEHRENS. Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NEVES, Rita de Araujo. DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista - Vol. 1, n° 2. Universidade Federal de Pelotas, RS, 2006.

PARANÁ. Secretaria da Educação. Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.

PONTE, J.P. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria pratica. Educar em Revista, 24, 37-66, 2004.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor aluno em tempos de globalização. São Paulo: Editora Gente, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.2500

Direitos autorais 2016 CC-BY



Creative Commons License