Cabeçalho da página

Educação infantil na trilha das múltiplas inteligências: uma proposta de construção do conhecimento a partir de salas ambiente

Aloysia Pinz Klemann, José Messildo Nunes

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a dinâmica de funcionamento das Salas Ambientes de uma Eco-Escola à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizando-se como um estudo de caso etnográfico desenvolvida na Escola Municipal Alana de Souza Barboza, localizada em uma área da periferia de Belém-PA. A proposta é fundamentada pela Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Na referida escola desenvolve-se um projeto intitulado Eco-Escola, esta proposta, privilegia a efetivação de projetos didáticos em Salas Ambientes, ressaltando sempre o enfoque ecológico. A Amazônia se habilita como um ambiente apropriado a este tipo de projeto, a valorização da cultura Amazônica também é focada por meio de projetos didáticos cujos temas são as lendas do folclore Amazônico. Essas lendas identificam as Salas Ambientes, fazendo com que as crianças se afeiçoem cada vez mais com a cultura, pois ela é a mola propulsora de todos os conhecimentos. Constatamos nessa pesquisa que as Salas Ambientes auxiliam na aprendizagem dos alunos, a dinâmica de rodízio entre as salas favorece a construção do saber.


Palavras-chave

inteligências múltiplas; salas ambientes; lendas amazônicas


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. E.; DALMASO, A. Etnografia da prática escolar. 12ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2005.

ANTUNES, C. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, C. Inteligências Múltiplas e seus estímulos. Campinas. Papirus, 1998a.

ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998b.

ARMSTRONG, T. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2ª ed., Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Lei Federal nº. 9.394 de 26/12/1996.

CAMPOS, S. P. P.; SANTOS, M. G. S. P. A leitura e a teoria das inteligências múltiplas: um encontro possível em sala de aula. Norte Científico, v. 4, n. 1, 2009.

DEMO, P. Educação e Qualidade. São Paulo: Editora Papirus, 1992.

ELIAS, M. D. C. Pedagogia Freinet – Teoria e prática. São Paulo: Papirus, 2000. (livro Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez e Moraes, 1975).

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1993.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.

SMOLE, K. C. S. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, K. C. S. Múltiplas Inteligências na Prática Escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999 - Cadernos da TV Escola. Inteligências Múltiplas, ISSN 1517-2341 n.1.

SORDI, M. R. A prática de avaliação do ensino superior: uma experiência na enfermagem. São Paulo: Cortez/PUCCAMP, 1995.

VYGOSTSKY. L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2522

Direitos autorais 2015 CC-BY



Creative Commons License