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Análise de erros na resolução de problemas matemáticos

Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius

Resumo

Apresenta-se neste trabalho, uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com o propósito de auxiliar na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A partir do estudo dos sistemas avaliativos que constituem o escopo de investigação do projeto, verificou-se que o foco destes é a resolução de problemas, desenvolveu-se então várias ações com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de resolução dos mesmos. Uma dessas ações objetivou analisar os erros apresentados por estudantes do 5º ano na interpretação, compreensão e resolução de problemas. Descreve-se três encontros desenvolvidos em seis escolas, com questões retiradas da Prova Brasil realizadas em anos anteriores, com o objetivo de diagnosticar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução dos problemas, além de auxilia-los a verificar possibilidades de superar tais lacunas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo em que os pesquisadores estiveram constantemente envolvidos durante o processo.  Após cada encontro, realizou-se uma análise das respostas desenvolvidas, classificando os erros cometidos em diferentes categorias. Verificou-se que a maioria dos estudantes atendidos obteve êxito na resolução dos problemas propostos, e os principais erros apresentados estão relacionados à dificuldade de interpretação.


Palavras-chave

resolução de problemas; matemática; erros


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4197

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