Cabeçalho da página

Aprender como ensinar física através do livro texto de ciclo básico universitário: um fenômeno didático em questão

Sérgio Choiti Yamazaki, José André Peres Angotti, Demétrio Delizoicov

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado que procurou investigar correlações entre a estrutura de um livro texto (manual) de Física do Ciclo Básico Universitário e certas concepções e ações docentes divulgadas há algumas décadas sobre o ensino de Física. O manual analisado é, segundo nosso levantamento, a obra mais citada em Projetos Político-Pedagógicos de cursos de Física. As análises foram sustentadas em conceitos da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Os resultados apontam para uma interpretação segundo a qual há uma congruência entre a forma com que os conteúdos são apresentados nos livros e as noções espontâneas dos professores.


Palavras-chave

didática da física; manual de física; fenômeno didático


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4875

Direitos autorais 2017 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.