A modelagem (matemática) implícita nos fazeres de uma modista
Resumo
Este artigo objetiva fazer uma análise comparativa entre os processos utilizados por uma modista em seus trabalhos profissionais, e os procedimentos de modelagem (matemática). A colaboradora desta pesquisa foi uma profissional do sul do Brasil que trabalha com produção de roupas exclusivas e em larga escala. A mesma concedeu entrevista por meio de narrativas. Como procedimento metodológico, foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio de narrativas da colaboradora desta pesquisa; e significação dessas informações – identificação, compreensão e análise criteriosa das narrativas da entrevistada. Como resultado, pode-se perceber que a modista, embora não tenha conhecimento sobre emprego da modelagem em seus fazeres, utiliza-se destes procedimentos para elaboração e produção de roupas para suas clientes.
Palavras-chave
modelagem matemática; narrativas; processos criativos; modista
Texto completo:
PDFReferências
AROUCA, Carlos A. C. Arte na escola: como estimular um olhar curioso e investigativo nos alunos dos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Anzol, 2012.
BASSANEZI, R. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. 2ª reimpressão São Paulo: Contexto, 2010.
BASSANEZI, R. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem e Processo Cognitivo. In: Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática – CNMEM, 3, 2003. Piracicaba. Anais. Piracicaba, 2003.
BIEMBENGUT, M.S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática e etnomatemática: pontos (in)comuns. In: Congresso Nacional de Etnomatemática, 1, 2000. São Paulo. Anais. São Paulo, 2000.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática e implicações no ensino e aprendizagem de matemática. 3. ed. Blumenau: Edifurb, 2007.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática no ensino fundamental. Blumenau: Editora da FURB, 2014.
BIEMBENGUT, M.S. HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 5ª ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Editora Porto, 1994.
BLUM, W. et al. Modelling and Applications in Mathematics Education. New York: Springer, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: 1999.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso: 3 jun.2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: 2013.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: 1999.
GEORGE, F. Modelos de Pensamentos. Trad. Mário Guerreiro. Petrópolis: Vozes, 1973.
KANT, I. Primeira Introdução à Crítica do Juízo. Trad. de Torres Filho, R. R. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86. LINCOLN, Y.; GUBA , E. Naturalistic inquiry. New York: Sage, 1991.
MADRUGA, Z. E. F. A modelagem (matemática) implícita nos fazeres de diferentes pesquisadores. Boletim do LABEM, v. 8, n. 14, jan/jun. de 2017a.
MADRUGA, Z. E. F. A perspectiva „etnomodelagem‟ presente nos fazeres de um coreógrafo. Revista Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 22, n. 2, p. 57-69, jul. 2017b.
MADRUGA, Z. E. F. Pessoas que criam: projeto interdisciplinar utilizando princípios de modelagem matemática na Educação Básica. In: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 7, 2013: Montevideo. Anais. Montevideo, 2013.
MADRUGA, Z. E. F. Processos criativos em diferentes contextos: possibilidades de aprender com modelagem. 2016. Porto Alegre. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento. Trad. Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editora Psy II, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.5239
Direitos autorais 2017 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.