Cabeçalho da página

Conhecimento tecnológico e pedagógico de matemática revelado por professores quando relatam suas práticas

Maria Ivete Basniak, Everton José Goldoni Estevam

Resumo

Este artigo investiga os níveis de desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo – TPACK de professores de Matemática – Mathematics TPACK. A recolha de dados abrange duas etapas: i) questionários respondidos por quinze professores de Matemática da Educação Básica; ii) grupo focal realizado com outros cinco professores de Matemática, no contexto de grupo de estudos. Os resultados da análise qualitativa, de cunho interpretativo, destas etapas de investigação, revelam discrepâncias entre os níveis de Mathematics TPACK apresentados pelos professores, quando explicitam motivos para utilização das tecnologias e quando relatam suas práticas. Elas são assentes, especialmente, na confusão quanto ao conceito de tecnologia, no infundado encantamento por ela e na (in)compreensão de aspectos didáticos e pedagógicos inerentes à integração da tecnologia no ensino de Matemática. O estudo sugere, deste modo, que os processos formativos problematizem e esclareçam por que, para quê e como determinada tecnologia pode colaborar para a aprendizagem matemática.


Palavras-chave

Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo; Ensino de Matemática; Tecnologia; Prática Pedagógica.


Texto completo:

PDF

Referências


BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G.; SILVA, S. C. R. Ensino de matemática e tecnologia: concepções reveladas por professores quando relatam suas práticas. Libro de Actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM. Madrid, 2017, p. 361-370.

CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017.

EARLE, R.S. The integration of instructional technology into public education: Promises and challenges. ET Magazine, v. 42, n. 1, p. 5-13, 2002.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge?. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

MISHRA, P.; KOELHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 6, p. 1017– 1054, 2006.

NIESS, M. L.; RONAU, R. N.; SHAFER, K. G., DRISKELL, S. O.; HARPER S. R.; JOHNSTON, C.; BROWNING, C.; ÖZGÜN-KOCA, S. A.; KERSAINT, G. Mathematics teacher TPACK standards and development model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 4-24, 2009.

PALIS, G. L R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 432-451, 2010.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5793

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License