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Metáforas para interação discursiva no ensino de ciências

Mariana Fernandes Silva, Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de metáforas para provocar e sustentar o processo discursivo dialógico e de autoridade no conteúdo de Ciências relacionado à preservação da água. Dada essa função às metáforas, observa-se a construção de significados dos estudantes a partir da alternância desses dois gêneros discursivos. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, nas quais a primeira prevalece o discurso dialógico e a segunda com predominância do discurso de autoridade. Os resultados obtidos seguem analisados também nessas duas etapas, cujos desempenhos dos estudantes se mostram razoáveis na construção dos significados pretendidos quando auxiliada esta forma discursiva pelo de uso das metáforas aqui empregadas


Palavras-chave

metáforas; interação discursiva; construção de significados; preservação da água


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5832

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