Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.
Palavras-chave
trigonometria; tarefa; livro didáctico de matemática
Texto completo:
PDFReferências
AFRIMAP. A prestação efectiva de serviços Públicos no sector da educação em Moçambique. 2012.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2012.
BITTAR, M. A teoria Antropológica do Didáctico como ferramenta metodológica para a análise de livros didacticos. Zetetiké, Campinas, SP. v.25.n.3, p. 364-387, set/dez. 2017.
CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUM, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. e GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.
CHICOTE, R. S.; DEIXA, G. Análise de tarefas em Livros escolares da 11a classe utilizados em Moçambique na perspectiva da Teoria Antropológica do Didáctico. KULAMBELA: Revista Moçambicana de Ciências e Estudos da Educação. Cabo Delgado, Moçambique, vol.03. n.09. p. 46-57 março, 2016.
FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A: Análise de livro didáctico e a construção de um processo de ensino por meio de tarefas e técnicas: contribuições da TAD. In: Jesus Flores Salazar & Francisco Ugarte Guerra (Orgs.). Investigaciones En Educacion Matematica: Fondo editorial, 2016, P. 217-237.
INDE. Matemática, Programa da 10ª Classe. DINAME, Maputo, 2010a.
INDE. Matemática, Programa da 11ª Classe. DINAME, Maputo, 2010b.
INDE. Matemática, Programa da 12ª Classe. DINAME, Maputo, 2010c.
MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 69, pp.22-27, jan./mar. 1996.
SANTOS, C. M. dos., FREITAS, J. L. M. de. Contribuições da teoria antropológica do didáctico na formação de professor de matemática. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (27). p.51-66. Set 2017.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM, 2006
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5931
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.