Cabeçalho da página

Análise estatística implicativa da tendência de abordagens do método de estudo de casos no ensino de ciências

Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Angela Fernandes Campos, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Jean-Claude Régnier

Resumo

Este estudo realizou uma análise da tendência de abordagens do método de estudo de casos no ensino das ciências, com especificação para o ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma análise estatística implicativa em 71 volumes de oito periódicos de divulgação científica no campo da Educação em Ciências, no período de 2005-2015. A análise nos possibilitou observar importantes relações hierárquicas implicativas nas tendências de abordagem do estudo de casos nos trabalhos investigados, onde as áreas de conhecimento da Biologia e interdisciplinaridade aparecem mais nos trabalhos que utilizam o estudo de casos aplicado ao ensino, estando esse tipo de aplicação mais presente nos periódicos estrangeiros e no ensino superior, já a Matemática, Física e Ciências aparecem mais nos trabalhos que utilizam o método aplicado à pesquisa, com a Química na interface dessas duas utilizações. Estando ainda essa última utilização do método mais presente nos periódicos nacionais e no ensino básico. No ensino de Química o estudo realizado sugere a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que utilizem a metodologia de estudo de casos em diferentes níveis de ensino.


Palavras-chave

estudo de caso; análise estatística; ensino das ciências


Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, S. A.; GRAS, R.; RÉGNIER, J.-C. A.S.I. – Análise estatística implicativa: mais uma vez, o que é? Educ. Matem. Pesq., v.16, n.3, p.623-1087, 2014.

ANDRÉ, M.E.D.A. Estudo de Caso: Seu Potencial na Educação. Cadernos de Pesquisa, n.49, p.51-54, 1984.

ANDRÉ, M. E. D. A. (1998). Etnografia da prática escolar. 2ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 1998.

BARBOSA, F. T.; AIRES, J. A. Visões sobre natureza da ciência em artigos publicados em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar para a educação em química. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.14, n. 30, p. 77-104, Jan-Jul, 2018.

BOAVENTURA, E. M. Metodologia da Pesquisa: Monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2014.

BOCCHI, S.C.M.; PESSUTO, J.; DELL’AQUA, M.C.Q. Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos. Rev.latino-am.enfermagem, v. 4, n. 3, p. 99-116, 1996.

CARNIELLO, M. F.; ZULIETTI, L. F. Métodos Pedagógicos em Cursos de Comunicação Social: Aplicação e Formação de Banco de Casos. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 16, n.4, p. 278-289, 2015.

CLEMENTE-JÚNIOR, S. dos S. Estudo de Caso x Casos para Estudo: Esclarecimentos a cerca de suas características e utilização. In.: Anais do VII Seminário de pesquisa em turismo do Mercosul. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, 2012.

CONANT, J. B. Dois modos de pensar. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional: Editora Universidade de São Paulo, 1968.

COUTURIER R, BODIN A, GRAS R. A classificação hierárquica implicativa e coesiva. Manual Curso CHIC versão 2.3; 2004. Disponível: http://math.unipa.it/~grim/asi/asi_03_gras_bodin_cout.pdf. Acessado em setembro de 2015.

ELLET, W. Manual de estudo de caso: como ler, discutir e escrever casos de forma persuasiva. Tradução: André de Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, p. 270, 2008.

GRAS R, ALMOULOUD SA. A implicação estatística usada como ferramenta em um exemplo de análise de dados multidimensionais. In: I Colóquio o Método Estatístico Implicativo Utilizado em Estudos Qualitativos de Regras de Associação Contribuição à Pesquisa em Educação. São Paulo, 2003. Disponivel em: http://math.unipa.it/~grim/asi/asi_03_saddo_gras.pdf.

HERREID, C. F. Using Case Studies to Teach Science. Actionbioscience. 2005. http://www.actionbioscience.org/education/herreid.html.

HERREID, C. F. Case studies in science – a novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 221-229, 1994.

HERREID, C.F. What is a case? Journal of College Science Teaching, 27, 2, 92-94, 1997.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; CAMPOMAR, M. C. A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. O&S, v. 12, n. 34, 2005.

JONASSEM D. H. Contributing Editor, Typology of case based Learning: The Content, Form and Function of case – Education Technology. July/ Aug., 2006.

KORTLAND, K. An STS case study about students’ decision making on the waste issue. Science Education, v. 80, n. 6, p. 673-689, 1996.

LERMAN, I. C. Classification et Analyse Ordinale des Données, Dunod, 1980.

REIS, E. M.; LINHARES, M. P. Integrando o espaço virtual de aprendizagem “Eva” à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n.2, p. 1-22, 2008.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em Pesquisas no Brasil. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEARP/USP, v. 2, n. 2, p. 8 - 18 jan./abr. 2008.

MENEZES, M. A. A. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, v.35, n.1, p. 129-143, 2009.

MOREIRA, M. M. (2011). Metodologias de pesquisa em ensino. 1ª edição, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

PINHEIRO, A.N.; MEDEIROS, E.L. e OLIVEIRA, A.C. Estudo de casos na formação de professores. Química Nova, v. 33, n. 9, 1996-2002, 2010.

REIS, P. O ensino de ética nas aulas de ciências através do estudo de casos. Interacções, n. 5, p. 36-45, 2007.

SÁ, L. P. A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos. 2006. 153 p. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Brasil.

SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no Ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2010.

SILVA, R. R.; BENEGAS, A. A. O uso do estudo do caso como método de ensino na graduação. Economia & Pesquisa, v. 12, n.12, p. 9 - 31, 2010.

VASCONCELOS, Y. L; YOSHITAKE, M; LINS, D. A. C; MELO, A. P. S. de; FRANÇA, S. M. de. Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em contabilidade de custos. Custos e @gronegócio on line, v. 9, n. 4, 2013. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v9/Metodo.pdf. Acessado em: abril de 2017.

YIN, R. K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6033

Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License