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Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre Química Verde e seu ensino

Franciani Becker Roloff, Carlos Alberto Marques

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa relativa a circulação de ideias sobre Química Verde (QV) contidas em produções científicas nacionais autodenominadas em QV, especificamente aquelas publicadas nas revistas e encontros anuais da SBQ, entre 2002 e 2014. Aqui reportamos um estudo que identificou e analisou trabalhos que continham resultados de pesquisa, relatos de experiências e textos de disseminação relacionados ao ensino da QV. A classificação foi quanto ao foco principal de cada trabalho, se voltado a conteúdos disciplinares ou ao currículo (formação do químico e/ou do professor), buscando-se por características do problema que originou cada trabalho e sua associação à QV. Percebeu-se uma predominância de propostas que vinculam a QV à Química Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável, sua associação com atividades experimentais e que a circulação destas produções vem influenciando proposições voltadas ao ensino da QV para todo o campo da Química.


Palavras-chave

ensino da QV; circulação de ideias; publicações SBQ; formação de professores de Química


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6175

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