Análise de provas de Matemática elaboradas por professoras do 3º ano do Ciclo de Alfabetização
Resumo
O presente artigo analisa provas de Matemática do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização de uma escola do extremo sul gaúcho. Os objetivos do estudo foram identificar como os professores organizam o instrumento de avaliação e a composição dos itens, bem como comparar as habilidades arguidas nas avaliações com aquelas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um delineamento de pesquisa documental no qual foram analisados nove provas de quatro diferentes professoras. Os resultados indicaram que a maioria dos itens de avaliação refere-se à unidade temática Números, enquanto outros, em menor quantidade, abordavam o campo Grandezas e Medidas. Não foram encontrados itens referentes às unidades temáticas de Probabilidade e Estatística, Geometria e Álgebra. Observou-se também que muitas ilustrações são descontextualizadas ou decorativas. Já os enunciados, por vezes, traziam informações imprecisas ou incorretas e comandos de comportamento que evidenciam a preocupação dos professores com a manutenção da disciplina.
Palavras-chave
matemática; ciclo de alfabetização; avaliação; prova
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7128
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