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Análise de provas de Matemática elaboradas por professoras do 3º ano do Ciclo de Alfabetização

Paola Reyer Marques, João Alberto da Silva, Mônica Saraiva Farias, Crislaine de Anunciação Roveda, Thaís Daltoé

Resumo

O presente artigo analisa provas de Matemática do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização de uma escola do extremo sul gaúcho. Os objetivos do estudo foram identificar como os professores organizam o instrumento de avaliação e a composição dos itens, bem como comparar as habilidades arguidas nas avaliações com aquelas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um delineamento de pesquisa documental no qual foram analisados nove provas de quatro diferentes professoras. Os resultados indicaram que a maioria dos itens de avaliação refere-se à unidade temática Números, enquanto outros, em menor quantidade, abordavam o campo Grandezas e Medidas. Não foram encontrados itens referentes às unidades temáticas de Probabilidade e Estatística, Geometria e Álgebra. Observou-se também que muitas ilustrações são descontextualizadas ou decorativas. Já os enunciados, por vezes, traziam informações imprecisas ou incorretas e comandos de comportamento que evidenciam a preocupação dos professores com a manutenção da disciplina.


Palavras-chave

matemática; ciclo de alfabetização; avaliação; prova


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7128

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