Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA
Resumo
Pesquisas têm ressaltado a necessidade de uma educação em Ciências em que os indivíduos sejam capazes de desenvolver ideias e maneiras científicas de pensar, resolver problemas e tomar decisões na vida pessoal, cívica e profissional, enfatizando a importância do Letramento Científico. Em meio a esse contexto, neste artigo apresenta-se uma investigação da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em três questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos das temáticas Ozônio, Brilho Labial e Massa de Pão, respectivamente, a fim de evidenciar algumas tendências de respostas, possíveis dificuldades apresentadas e conhecimentos científicos mobilizados para a resolução das questões. Por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo, constatou-se que a maioria das produções escritas investigadas ressaltou possíveis dificuldades dos estudantes quanto à utilização de linguagem científica para explicar/justificar fenômenos químicos e/ou lidar corretamente com as informações das questões para produzir argumentos e conclusões fundamentados em evidências científicas. Nesse sentido, verificou-se que as dificuldades dos estudantes podem estar relacionadas à não compreensão de alguns aspectos do Letramento Científico como determinados conceitos científicos e alguns processos de investigação.
Palavras-chave
produção escrita; questões de ciências; PISA; letramento científico
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.8221
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