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A praxeologia da regra de três algebrizada e a proposição cinco do Liber Quadratorum

Denivaldo Pantoja da Silva, José dos Santos Guimarães Filho, João Claudio Brandemberg

Resumo

Este artigo tem como objetivo buscar uma transposição didática para o ensino da Regra de Três, uma prática sócio-histórica, que permita desenvolver sua algebrização em uma Praxeologia denominada Regra de Três Algebrizada como um processo evolutivo. Para isso, buscamos na História da Matemática, consultando obras da Matemática consideradas fontes, uma abordagem metodológica que aliada às noções de Transposição Didática, Praxeologia e Modelo Epistemológico de Referência como provedores do engendramento de um conjunto de regras, relações e procedimentos necessários para tal desenvolvimento. Nossos resultados iniciais apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum como um dispositivo didático eficaz para iniciação ao estudo de práticas de algebrização, além de propor um fazer de modelização matemática possível na Educação Básica.


Palavras-chave

história da matemática; práxis; algebrização; regra de três; Liber Quadratorum


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8270

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