Cabeçalho da página

Geometria e Astronomia nos livros de Maupertuis no acervo bibliográfico da Comissão Demarcadora da Amazônia (1750-1800)

Iran Abreu Mendes

Resumo

Neste artigo caracterizo as principais ideias sobre Geometria e Astronomia presentes em três livros de Pierre-Louis Moreau de Maupertuis, pertencentes ao acervo bibliográfico da Comissão Demarcadora de Limites da Região Amazônica na segunda metade do século XVIII. Nesse sentido, questionamos quais as principais ideias sobre Geometria e Astronomia contidas nos livros e como foram abordadas, para que pudessem contribuir nas práticas realizadas na Amazônia brasileira no período? Para responder a tais questões, realizei um estudo fundamentado pela análise de conteúdo, com o intuito de interpretar como as geometrias foram tomadas nesses livros ao tratar de fenômenos geográficos, astronômicos e cartográficos. Os resultados da pesquisa mostraram que a equipe fundamentou-se em produções bibliográficas atualizadas, produzidas nos séculos XVII e XVIII. Igualmente, os temas abordados nos livros de Maupertuis estavam conectados entre si, contendo informações diretamente relacionadas às pesquisas experimentais adequadas ao desenvolvimento do trabalho a ser realizado, naquele momento, na Região. Evidenciou-se, ainda, que a seleção dos livros pode ter sido realizada em função de sua importância para a ação a ser operacionalizada na Região Amazônica de modo a poder verificar aspectos já apontados pela equipe de La Condamine em suas investigações na Amazônia Peruana na primeira metade do século XVIII.


Palavras-chave

Geometria; Astronomia; Livros de Maupertuis


Texto completo:

PDF

Referências


ARQUIVO Histórico Ultramarino (AHU). Brasil, cartografia Pará 808.

ARQUIVO Histórico Ultramarino (AHU). Brasil, Limites, Caixa 1, Fl. 1, n. 2 do maço A.

ARQUIVO Histórico Ultramarino (AHU). Brasil, Pará, Caixa 14A.

ARQUIVO Histórico Ultramarino (AHU). Brasil, Pará, caixa 38.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: edições 70, 2016.

LA CONDAMINE, Charles Marie de. Viagem na américa meridional descendo o rio das amazonas. Brasília: Edições do Senado, 2000 (Coleção O Brasil Visto por Estrangeiros).

MAUPERTUIS, Pierre Louis Moreau de. Astronomie Nautique: ou Élémens D’Astronomie, Tant pour um Observatoire fixe, que pour um Observatoire mobile. 1751.

MAUPERTUIS, Pierre Louis Moreau de. Degré du Meridien. 1740.

MAUPERTUIS, Pierre Louis Moreau de. La figure de la Terre. 1737.

MENDES, Iran Abreu. Ciência, Arquitetura e Matemática na Amazônia do século XVIII a partir da demarcação das fronteiras da região. Relatório de Pesquisa de Pós-doutorado. Rio Claro: UNESP, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Ciência, Arquitetura e Matemática na Amazônia do século XVIII a partir da demarcação das fronteiras da região. Projeto de Pesquisa de Pós-doutorado. Rio Claro: UNESP, 2008.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. (a). A Amazônia na Era Pombalina. 2. ed. Tomo 1. Brasília: Edições do Senado, 2005. V. 49 A.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. (b). A Amazônia na Era Pombalina. 2. ed. Tomo 2. Brasília: Edições do Senado, 2005. V. 49 B.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. (c). A Amazônia na Era Pombalina. 2. ed. Tomo 3. Brasília: Edições do Senado, 2005. V. 49 C.

MOURA, Carlos Francisco. Astronomia na Amazônia no século XVIII (Tratado de Madri): os astrônomos Szentmártonyi e Brunelli – Instrumentos astronômicos e livros científicos. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2008.

O'CONNOR J. J.; ROBERTSON, E. F. Pierre Louis Moreau de Maupertuis. In: http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/history/Biographies/Maupertuis.html. Acesso em 11/05/2017.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Tradução Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Tradução Asta-Rose Alcaide. Brasília: Editora da UnB, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8411

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License