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Discursos em relação a homens e mulheres da pré-história: possíveis implicações no ensino de Biologia

Andréa do Carmo Bruel de Oliveira, Bettina Heerdt

Resumo

O objetivo da pesquisa é evidenciar os discursos de acadêmicos/as de licenciatura em ciências biológicas, em relação a homens e mulheres na sociedade pré-histórica. A pesquisa é qualitativa feminista, baseada na interpretação de imagens e narrativas de 29 acadêmicos/as. Para analisar os dados adotamos os pressupostos teóricos das epistemologias feministas nas dimensões crítica e construtiva, discussões da biologia da diferença e a análise de discurso de Foucault, na busca de que algo novo seja produzido. Os discursos apresentados são de homens e mulheres ocupando espaços bem definidos e distintos, o que reforça os discursos científicos do século XVIII da marcação da diferença e o que está presente em materiais didáticos, também são apresentados discursos de homens e mulheres desempenhando funções e ocupando espaços semelhantes e em processo de colaboração, além de discursos que não definiam quem eram homens e mulheres, apenas as atividades exercidas, esses discursos são próximos as teorias feministas. Discursos contraditórios que defendiam a igualdade, mas que demarcavam as diferenças entre homens e mulheres também foram encontrados. O ensino de Biologia pode possibilitar (re)construções, levantar dúvidas para repensar verdades (im)postas que são reafirmadas no ensino e mantém discursos de poder e dominação.


Palavras-chave

discursos da evolução humana; questões de gênero no ensino de ciências e biologia; formação docente e gênero


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.8809

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