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A utilização de softwares de análise de dados qualitativos: um mapeamento de teses em Educação Matemática

Priscila Gleden Novaes da Silva, Rosangela Ramon, Alcione Cappelin, Sandra Maria Tieppo, Fernanda Marchiori Grave, Carbone Bruno Schmidt Krug

Resumo

Este artigo caracteriza a utilização de softwares de análise de dados qualitativos em teses voltadas à Educação Matemática, desenvolvidas no Brasil, no período de 2010 a 2019, com o intuito de fundamentar as escolhas destes softwares a partir de caminhos já trilhados por outros pesquisadores. Para isso, foi realizado um mapeamento para desvelar dados identificadores das teses, bem como aspectos relacionados à adoção destes softwares. Foram analisadas 651 teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, das quais 31 compõem o corpus desta investigação, o que evidencia a pouca adoção destes softwares na área analisada. No corpus, foi observada a predominância da abordagem qualitativa e a identificação de nove softwares distintos, sendo os três mais utilizados: Atlas.ti, NVivo e CHIC, nesta ordem. A adoção dos softwares está atrelada ao potencial em relação à categorização, organização, visualização, manuseio dos dados, otimização de tempo e facilitação da análise, além de possibilitar exploração de grande volume e diversidade de dados.


Palavras-chave

educação matemática; pesquisa qualitativa; CAQDAS


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.9619

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